Uma reunião de emergência para tratar da crise de abastecimento de medicamentos usados para intubação de pacientes graves com Covid-19 teve de ser remarcada pela falta de confirmação do encontro. O e-mail, que deveria ter sido enviado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não foi disparado e a reunião, que deveria acontecer no domingo (21), ficou para a terça-feira (23).

O esquecimento ou “falha no sistema”, conforme informado pela Anvisa à Folha de S.Paulo, gerou críticas entre parlamentares. Isso porque os estoques dos medicamentos utilizados na intubação dos pacientes estão prestes a acabar.

“A Anvisa esqueceu de mandar um e-mail para reunião de emergência sobre kit intubação ontem e encontro foi cancelado! Eu não consigo crer nisso! Como assim esquecer um e-mail? Meu Deus!”, revoltou-se a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

O assunto também repercutiu nas redes da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA), que considerou “inacreditável” o motivo do cancelamento da reunião. “A Anvisa esqueceu de marcar a reunião que discutiria a falta de medicamentos para intubação! É inacreditável, mas é real!”, postou a parlamentar.

De acordo com a Anvisa, “houve um problema no sistema de agendamento”, e após verificada falha foram enviadas mensagens aos participantes para explicar a confusão.

Participariam da reunião diretores da agência, representantes do Ministério da Saúde, da indústria, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que representa os estados.

 

(PL)