Os indicadores trazidos pelas mais recentes pesquisas Datafolha apontam que a maioria dos brasileiros querem o impeachment de Jair Bolsonaro, o vêem como incapaz de liderar o país e acreditam haver corrupção em seu governo.

No sábado (10), levantamento do instituto mostrou que 54% dos brasileiros são favoráveis à abertura de processo que pode levar ao afastamento do presidente e 63% acham que Bolsonaro é incapaz de governar. Já no domingo (11), foi divulgado que, ainda segundo o Datafolha, 70% da população acredita que há corrupção no Executivo.

Os resultados mostram o derretimento do presidente frente à péssima gestão da pandemia e da crise e às revelações trazidas pela CPI da Covid. Os apontamentos do Datafolha repercutiram entre parlamentares do PCdoB.

A vice-líder da Minoria na Câmara, deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) falou, por meio de suas redes sociais, sobre os dados positivos a respeito da possibilidade de um processo de impeachment: “Já passou da hora do Congresso ouvir as vozes dos brasileiros!”. Em outra postagem, desta vez quanto à percepção de corrupção, Jandira destacou: “Bom dia para os 70% que sabem que o governo Bolsonaro é corrupto.  Segundo o Datafolha 7% ainda não sabem. Vamos à luta”.

“Bom domingo, gente! Tô passando só para dizer que, para 63% dos brasileiros, Bolsonaro é capaz de liderar o país. Estou nos 63%”, disse o deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), vice-líder do partido na Câmara.

Orlando declarou ainda, em outro momento, que “54% dos brasileiros querem o impeachment de Bolsonaro. Eram 46% na pesquisa anterior. Já os contrários caíram de 49% para 42%. Se o Datafolha continuar dando tantas boas notícias vou ficar mal acostumado”.

Por Priscila Lobregatte