O debate em torno da quebra de patente de vacinas contra a Covid-19 ganhou ainda mais força nesta semana. Após anúncio do apoio dos Estados Unidos, esta semana foi a vez da China aderir à proposta.

Nesta segunda-feira (17), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Zhao Lijian, afirmou que apoia o apelo dos países em desenvolvimento pela renúncia aos direitos de propriedade intelectual sobre as vacinas contra a Covid-19.

A proposta foi defendida em 2020 em reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC) pela Índia e África do Sul como forma de reforçar a produção e garantir que o mundo seja atendido.

O anúncio foi comemorado pelo líder do PCdoB na Câmara, deputado federal Renildo Calheiros (PE). “Excelente! A quebra de patentes é essencial para garantirmos a vacinação rápida de toda a população brasileira e mundial. Só assim reduziremos mortes e retomaremos a economia”, pontuou o parlamentar.

O vice-líder da bancada, deputado federal Daniel Almeida (BA), também celebrou a informação. “Mais um país na defesa de uma medida que pode ampliar oferta mundial de vacinas contra o coronavírus”, destacou.

 

Por Christiane Peres

 

(PL)