Seguindo a resolução política do PCdoB de tentar barrar à agenda ultraliberal do governo Temer, o deputado Rubens Pereira Jr (PCdoB-MA) declarou que irá votar a favor da denúncia contra o presidente ilegítimo. A declaração do deputado ocorreu na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira (6).

“Como membro da CCJ, eu não poderia me manifestar antes de ler toda a denúncia, conhecer os argumentos da defesa, para respeitar o contraditório. Agora estou convicto da nossa decisão. A partir de uma avaliação técnica e jurídica, votarei pela autorização da denúncia. Sou a favor do prosseguimento do processo, e que Temer seja julgado pelo Supremo Tribunal Federal”, disse.

Denúncia retrata fatos gravíssimos

O deputado acredita que esta será a oportunidade de Temer provar sua eventual inocência. “Persistir nisso e bloquear o andamento do processo, neste momento, é uma manobra para proteger politicamente o Temer. Não tem amparo.

Para Rubens Jr, “a denúncia retrata fatos gravíssimos que precisam e merece ser apurados, portanto, o nosso voto será pela autorização da denúncia”, declarou.

O presidente foi denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot por crime de corrupção passiva, com base nas gravações e delação premiada dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos do grupo J&F – que controla o frigorífico JBS e outras empresas. Janot pede que o Supremo Tribunal Federal condene Temer à perda do mandato e ao pagamento de multa de 10 milhões de reais.

Assista abaixo à declaração do deputado: