Deputado do PP rechaça declarações “irresponsáveis” contra a China
O deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), presidente da Frente Parlamentar Brasil-China, criticou os ataques feitos por Bolsonaro à China e disse que “pode tratar-se de uma grave doença mental que faz o nosso presidente confundir realidade com ficção”.
“Estou preocupado com um possível desvio de personalidade da maior autoridade do Brasil. A meu ver, não se trata de uma pessoa irresponsável, desequilibrada e sem noção de mundo”, continuou Fausto.
“Penso estarmos diante de um caso em que recomenda-se a interdição civil para tratamento médico”.
Na quarta-feira (5), Bolsonaro deu declarações sugerindo que o coronavírus tenha sido criado em laboratório na China para atrapalhar o crescimento dos países e que é uma situação de “guerra química, bacteriológica e radiológica”. “Será que não estamos enfrentando uma nova guerra?”.
“É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou por algum ser humano [que] ingeriu um animal inadequado. Mas está aí”.
“Qual o país que mais cresceu seu PIB? Não vou dizer para vocês”, disse, se referindo à China.
O deputado Fausto Pinato afirmou que “não compactuaremos com afirmações desrespeitosas e irresponsáveis contra a China, que tem sido grande parceira do Brasil na luta contra a pandemia da Covid-19”.
A China foi um exemplo mundial no enfrentamento à Covid-19. Realizou um rigoroso isolamento social e uma ampla testagem da população. Agora, é responsável pela criação de várias vacinas, inclusive da CoronaVac, distribuída no Brasil pelo Instituto Butantan.
Mesmo tendo sido o primeiro país afetado pelo vírus, teve apenas 4,6 mil mortos pela doença.