O deputado federal Fausto Pinato (PP-SP)

O deputado federal Fausto Pinato (PP-SP), aliado de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, defendeu que “tem que ter um freio na ala olavista e de extrema-direita”, como a prisão de Daniel Silveira (PSL-SP), que ameaçou ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

“A brincadeira acabou. O país está com sérios problemas. É preciso acabar com essa história de fake news, de ataques e partir para juntar os Poderes, a fim de resolver os problemas do Brasil”, disse o deputado.

Fausto Pinato foi um dos 364 deputados que votaram pela continuidade da prisão de Daniel Silveira, o deputado bolsonarista que publicou um vídeo xingando e ameaçando de morte os ministros do STF.

Silveira é conhecido como “bolsonarista de raiz”, daqueles que pedem o fechamento do Congresso e o fim da democracia. Ele foi um dos que quebrou uma placa que homenageava Marielle Franco, vereadora assassinada covardemente em março de 2018, no Rio de Janeiro.

Fausto Pinato é presidente da Frente Parlamentar Brasil-China no Congresso Nacional e é cogitado para chefiar o Ministério da Indústria e do Comércio Exterior, que seria desvinculado do Ministério das Relações Internacionais.

O parlamentar pede a demissão do chanceler Ernesto Araújo por conta de suas brigas com a China.

“Ernesto deu muito prejuízo ao país. Não pode ficar inventando teorias da conspiração e loucuras. Soa como crime de responsabilidade. Já cogitei pedir seu impeachment, mas logo vem o pessoal do ‘deixa disso’. Ele é ministro e recebe ordem de alguém que o colocou lá. Se Bolsonaro nomeia um chanceler com um discurso mais ameno, não vai ter que ficar tentando reconstruir pontes”, disse Fausto.