As deputadas federais Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e Alice Portugal (PCdoB-BA) repudiaram nesta terça-feira (24) os atos antidemocráticos marcados por apoiadores de Jair Bolsonaro para o dia 7 de setembro. As parlamentares alertam que não é possível aceitar como liberdade de expressão manifestações que ameaçam invadir o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional.

“As manifestações estão sendo convocadas por grupos ligados ao presidente Bolsonaro que chamam abertamente manifestantes para invasão do Congresso Nacional e STF. Não podemos compactuar com essas agressões às instituições da República. Essa manifestação não é o exercício democrático da livre expressão é uma convocação golpista que deve ser veementemente tratada como criminosa”, disse a deputada Perpétua na tribuna da Câmara.

A deputada Alice Portugal ressaltou que o país não pode permitir que a data, que marca a independência do Brasil, saia de uma celebração para enaltecer “uivos das trevas”. Alice lembrou ainda que no mesmo dia, há mais de 20 anos, ocorre o Grito dos Excluídos e pediu aos manifestantes que não entrem em confronto com o grupo bolsonarista nas ruas.

“O dia 7 de setembro é a data maior da confirmação da independência em nosso país. Data em que ocorre o Grito dos Excluídos, quando a Igreja Católica, os movimentos sociais, o movimento antirracista, o movimento de mulheres, os movimentos comunitários dos bairros populares, os das cidades brasileiras vão às ruas pacificamente, com suas bandeiras de justiça social, com a demonstração da realidade da vida concreta no Brasil profundo. E é justamente para o dia 7 de setembro que a extrema direita resolve provocar o movimento social brasileiro e tentar intuir possivelmente algum tipo de conflito”, disse.

A parlamentar também alertou: “Não aceitem provocações. Desviem de rota: saiam da rota do bolsonarismo. Nós não queremos conflitos. Nós não queremos, de jeito nenhum, qualquer tipo de comparação com a conduta que esses grupos têm na política nacional. Não vamos aceitar que, na verdade, isso se transforme em uma conflagração no Território Nacional. É isso o que alguns arruaceiros de plantão estão buscando em nosso país, e nós não vamos concordar. Atividade intensa, palavra forte, opinião firme, mas pacífica na forma de encaminhar a mensagem de paz, progresso e democracia ao povo brasileiro”.

Bolsonaro confirmou que participará das manifestações pró-governo em dois momentos no próximo dia 7: pela manhã, na Esplanada dos Ministérios, e à tarde, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Da redação

(PL)