Na noite desta quarta-feira (13), a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) foi anunciada como nova líder da Minoria na Câmara dos Deputados em 2019. A indicação foi feita pelo líder do bloco liderado por PDT e PCdoB, André Figueiredo (PDT-CE), e ratificada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Essa é a segunda vez que a parlamentar assume o cargo. Desta vez, no entanto, além de fazer o enfrentamento ao governo Bolsonaro, Jandira também terá o papel de reaglutinar a esquerda.
Muito respeitada no Parlamento, Jandira é a reafirmação de que o bloco formado por PCdoB, PDT, Podemos, Solidariedade, Patriota, PPS, Pros, Avante, PV e Democracia Cristã fará forte oposição ao Governo de Jair Bolsonaro.Para o líder do PCdoB na Câmara, Orlando Silva (SP), Jandira é “símbolo da luta do nosso povo e da força das mulheres” e desempenhará um papel fundamental na Liderança da Minoria. “Pela sua história e capacidade política será uma grande expressão da Oposição ao governo Bolsonaro. Ela será peça-chave na articulação dessa Oposição”, disse.

“Regimentalmente representarei todos os partidos de Oposição na Casa. Faremos o bom combate, de alto nível e com propostas”, comemorou Jandira.