O Partido Comunista do Brasil emitiu nota se congratulando com a decisão da Justiça de condenar João Dias a uma pena de 2 anos e 8 meses de prisão pelo crime de calúnia cometido há 12 anos contra o deputado Orlando Silva, hoje deputado federal do PCdoB/SP e ministro do Esporte, à época. “Apesar de tardia, é uma decisão importante para o parlamentar, mas também para todo o PCdoB”, diz a nota.

O PCdoB denunciou, desde o início, os ataques caluniosos contra o deputado. “Nunca duvidamos da sua inocência”, afirma o Partido.

Também manifesta solidariedade ao deputado e sua família, “que enfrentaram com dignidade e altivez as tentativas de linchamento público”.

Leia a íntegra da nota:

O Partido Comunista do Brasil vem a público manifestar que a condenação de João Dias a uma pena de 2 anos e 8 meses de prisão pelo crime de calúnia cometido há 12 anos contra o deputado Orlando Silva, apesar de tardia, é uma decisão importante para o parlamentar, mas também para todo o PCdoB.

Usar notícias falsas para destruir reputações não pode ser uma prática impune na sociedade brasileira.

Ainda que os danos causados ao Orlando, aos seus familiares e ao PCdoB sejam irreparáveis, a condenação repõe a verdade dos fatos e tem caráter educativo.

O PCdoB denunciou, desde o início, os ataques caluniosos contra o nosso deputado. Nunca duvidamos da sua inocência.

Manifestamos, mais uma vez, nossa mais irrestrita solidariedade ao nosso deputado Orlando Silva e sua família, que enfrentaram com dignidade e altivez as tentativas de linchamento público.

Orlando Silva é uma das lideranças mais destacadas do nosso partido, e sempre nos orgulhou ,seja no movimento social, como ministro e como um dos mais respeitados parlamentares do Brasil.

Partido Comunista do Brasil, 21 de setembro de 2023.