A presidenta nacional do PCdoB e vice governadora da Pernambuco, Luciana Santos em publicação em suas redes sociais na tarde desta quarta-feira (13) comemora a decisão histórica da legenda que ao reunir o Comitê Central extraordinariamente nesta manhã, aprova a construção da federação partidária entre PCdoB, PT e PV.

“Seguimos fazendo história! Hoje a direção nacional do PCdoB aprovou o programa e o estatuto da federação com o PT e o PV. Um fato pelo qual nós temos lutado há mais de duas décadas e que irá contribuir com a democracia e a unidade programática do sistema partidário no Brasil”, considerou.

A dirigente nacional avalia que “a unidade e o espírito construtivo” marcaram “o processo de construção da federação nesses últimos meses. “Essa é uma experiência nova e repleta de desafios e debates, que teremos de ir conduzindo dia a dia pautados sempre pelo respeito e pelo diálogo”.

Luciana Santos qualifica que a formação da federação é importante, principalmente, para os embates eleitorais deste ano. “A eleição de 2022 é a mais importante batalha eleitoral dos últimos 30 anos e a consolidação desta frente popular nos abre perspectivas de virada política e de retomada do desenvolvimento nacional”.

A presidenta frisa ainda que “no ano do centenário do PCdoB, vamos à luta, às ruas, e com amplitude eleger uma forte bancada de parlamentares e Lula presidente, para florescer a esperança e inaugurar novos tempos para o Brasil e para a nossa gente!”

Trâmites

A decisão de federar foi aprovada pela direção do PCdoB, cabe agora os partidos aprovarem o ingresso na federação em assembleia, bem como o seu estatuto e sua carta programa. Logo após, o registro deverá ser encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).