Com o lema “Democracia, Direitos dos Povos e do Planeta – Outro Mundo É Possível”, o Fórum Social Mundial (FSM) 2023 começou nesta segunda-feira (23), em Porto Alegre (RS), com uma programação recheada de atividades de alcance mundial em áreas econômicas, ambientais, sociais e democráticas.

O principal debate desta edição “O novo Brasil que queremos construir” acontece nesta terça-feira (24), às 19 horas, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, promovido pela Fundação Maurício Grabois e dezenas de entidades parceiras.

Leia também: FSM 2023 começa nesta segunda (23) com cerca de 1,5 mil inscritos

O debate contará com as falas de Oded Gajew, do comitê internacional do FSM; Gleisi Hoffmann, deputada federal e presidenta nacional do PT; Mário Bruck, presidente estadual do PSB; Juliano Roso, presidente estadual do PCdoB/RS; Luciana Genro, deputada estadual (Psol) e Juliana Brizola, deputada estadual (PDT), além de intervenções especiais dos movimentos sociais.

As moderadoras do encontro são as deputadas federais Daiana Santos (PCdoB/RS) e Reginete Bispo (PT/RS).

Nesta edição, estão sendo realizadas, entre outras atividades, reuniões para a organização da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), atividades autogestionadas, debates sobre acesso à justiça, combate ao racismo, papel das mulheres nas lutas feministas, violência contra profissionais da imprensa, desafios no enfrentamento das consequências da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e desastres em barragens de mineração, como o que ocorreu há quatro anos em Brumadinho, em Minas Gerais.

Entre os convidados, figuram ativistas sociais de diferentes movimentos, lideranças indígenas, do movimento negro, LGBT+, estudantil, sindicalistas, as ministras da Cultura, Margareth Menezes, da Saúde, Nísia Trindade e a vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez.

Confira a programação completa aqui.