Reprodução TV Globo

Foram os minutos finais mais emocionantes dos últimos tempos do futebol sul americano e mundial. Gabriel Barbosa, o Gabigol, artilheiro da competição, fez dois gols em três minutos quando faltavam menos de cinco minutos para o apito final. As duas jogadas incendiaram o estádio.
O River Plate, que fazia um jogo perfeito, paralisando o time de Jorge Jesus, não conseguiu acreditar no que estava vendo. O árbitro encerrou o jogo logo em seguida aos gols com a vitória ao Flamengo por 2 a 1, de virada.
O jogo foi muito difícil para o Flamengo. O gol de Borré aos 14 minutos deixou o River à vontade. Uma marcação implacável e contra ataques perigosíssimos, que quase matavam flamenguistas do coração, tanto em Lima quanto os que se espalharam pelo Brasil, foi a tônica do jogo.
Chegou o intervalo com os argentinos na frente. Jorge Jesus voltou sem alterar o time. O River continuou controlando o jogo no segundo tempo.
Gerson sentiu e foi substituído por Diego Ribas, camisa 10 do Flamengo, que voltou de uma fratura de tornozelo, sofrida no primeiro jogo do campeonato.
O Flamengo melhorou, mas o River ainda mantinha a superioridade. Cada lateral ou falta contra os portenhos parecia demorar uma eternidade para serem batidos. Era a tradicional catimba argentina. Depois, Aarão foi substituído por Vitinho. Faltavam menos de 10 minutos para o fim do jogo e a torcida argentina já fazia a festa.
Aos 43 minutos, Bruno Henrique enfia uma bola para Arrascaeta que, disputando a jogada, lança Gabriel, o Gabigol, que entra pela direita e empata o jogo. O Brasil e o Monumental explodiram. Estava garantida a prorrogação.
Mas, aos 46 minutos, uma bola lançada da intermediária é disputada pelos zagueiros do River e, novamente, Gabriel Barbosa, ganha a disputa e, com o pé esquerdo, o bom, marca o segundo gol do Flamengo.
Daí em diante a festa virou de lado e a Nação Rubro Negra passou a cantar forte. O time carioca sagrou-se bi-campeão da Libertadores, 38 anos depois do primeiro título.
Há exatos 38 anos o Flamengo conquistava seu primeiro título da Libertadores com dois gols de Zico. Neste sábado (23) o Flamengo chegou ao Monumental de Lima apoiado por uma gigantesca torcida que tomou a capital do Peru para ver o time repetir o feito.
No Brasil os torcedores podiam ser contados aos milhões. Praças, ruas e estádios lotados para ver o time que representava o Brasil contra os irmãos argentinos, craques de bola.
Deu Brasil.
No domingo são esperadas milhares de pessoas na Avenida Presidente Vargas, no Rio de Janeiro, para receber o time do Flamengo que vai desfilar em carro aberto pleas ruas centrais da cidade.
No domingo também, o Flamengo poderá sagrar-se Campeão Brasileiro, caso o Palmeiras perca para o Grêmio pela 34ª rodada do campeonato.
O time da Gávea está com 13 pontos na frente do Palmeiras e, se o Palmeiras perder no jogo de domingo, não poderá mais alcançar o Flamengo, pois só faltarão 12 pontos a serem disputados.
Será uma festa em dobro para os rubro-negros.