Em outubro, a abertura de vagas de empregos formais foi de 394.989, segundo os dados divulgados na quinta-feira (26) pelo Ministério da Economia. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em outubro, o país registrou 1.548.628 contratações e 1.153.639 demissões.

No acumulado dos dez primeiros meses deste ano, houve a perda de 171.139 empregos com carteira assinada. Foi o pior resultado para o período desde 2016, quando o país fechou 751.816 postos de trabalho com carteira assinada, entre contratações e demissões.

Em meio à explosão do desemprego, com mais de 30 milhões de brasileiros que buscam por trabalho e não encontram, o ministro da Economia, Paulo Guedes, considerou o resultado de outubro “extraordinário”.

Para especialistas, apenas a mudança nos critérios de dados e alta subnotificação podem explicar os resultados do Caged – já que o país ainda enfrenta a pandemia e a economia vai de mal a pior.

“O Caged tem vindo muito forte, muito além do esperado, e inclusive o número de admissões agora superou em grande parte as admissões do mesmo mês ano passado. Isso surpreende, porque sugere que a atividade econômica está acima do nível de 2019, o que a gente sabe que não é verdade”, pondera o economista da FGV Daniel Duque.

Nos primeiros meses de resultados posivitos, o economista da FGV comparou os dados no MTE com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para levantar a hipotese de subnotificação do Caged. Após a apresentação das informações de outubro, Duque reafirmou que mudanças na compilação dos dados pode ser responsável por essa discrepância: “é possível que as mudanças trazidas no Caged no período da pandemia, inclusive com estabelecimentos mais fracos em geração de vagas saindo da amostra, estejam interagindo com esse cenário conjuntural”.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad-Contínua), divulgada pelo IBGE, afirma que o desemprego no país chegou a 13,8 milhões de pessoas no trimestre encerrado em agosto. Nesse período, o emprego com carteira assinada caiu ao seu menor nível desde 2012, para 29,385 milhões – 3,7 milhões a menos do que no período anterior.

Em meio à explosão do desemprego no país, que entre desempregados, desalentados e os que ficaram de fora da força de trabalho, atinge mais de 30 milhões de brasileiros, segundo o IBGE, Bolsonaro comemorou os resultados do Caged de outubro em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (26). Segundo ele, Paulo Guedes está fazendo um bom trabalho e é “insubstituível”.