O presidente estadual do PCdoB-BA,  Davidson Magalhães, conclamou todos os setores da sociedade comprometidos com os valores democráticos a construir uma frente política ampla para impedir o avanço do fascismo no Brasil. Para ele, as eleições estão potencializando um cenário de ódio no país, a partir de uma candidatura da extrema-direita, identificada com ideias fascistas: a de Jair Bolsonaro (PSL).

Davidson lembrou que os últimos episódios se assemelham ao que acontecia em períodos anteriores à instalação de governos autoritários, no Brasil e no mundo. “Historicamente, o fascismo surge exatamente com essas passeatas pela família, pela propriedade, por Deus. Foi assim na Itália, na Ungria, na Alemanha e aqui no Brasil, em 1964”, disse.

Os posicionamentos de Bolsonaro, que são reproduzidos pelos apoiadores, representam um risco às mulheres, aos negros, aos homossexuais, à existência de uma sociedade plural, de acordo com o presidente do PCdoB-BA. Além disso, o candidato do PSL, que é militar da reserva, faz defesa da ditadura e de torturadores do regime.

“Com a ditadura, eles torturaram e mataram gente, não só no Brasil, mas na América Latina toda. Eles não convivem com a democracia. Precisamos de uma frente política ampla para barrar esse movimento. Esse ódio que vem aí é pior, porque é um movimento anticivilização”, defendeu Davidson.

#EleNão

Davidson Magalhães também parabenizou as mulheres pelo movimento contra Bolsonaro, e destacou a importância da participação e engajamento de todos no ato organizado em Salvador contra o candidato, marcado para este sábado (29), às 14h, no Campo Grande. “Precisamos ir às ruas para reforçar o movimento #EleNão”, finalizou.