Brasília - Posto de combustíveis do DF vende gasolina com preço quase 40% menor no Dia da Liberdade de Impostos ( Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Além da saúde, por conta da pandemia da Covid, as questões econômicas aparecem como maior motivo de preocupação do brasileiro em pesquisa realizada pelo Datafolha. Enquanto 22% dos entrevistados pelo instituto estão mais preocupados com o coronavírus, para outros 15% é a economia (incluindo o preço dos combustíveis) que lhes rouba o sono. Outros 12% destacaram o desemprego e 10%, a inflação, como causas de dor de cabeça. De acordo com a Folha de São Paulo, ainda na seara econômica, há na lista 6% de citações ao problema da fome/miséria.

Entre os jovens de 16 a 24 anos, a menção à economia chega a 20% e a preocupação com a inflação atinge 14% para quem tem escolaridade fundamental. Segundo informa o jornal, na pesquisa feita no fim de 2019, a inflação nem sequer havia pontuado, diferentemente da saúde, que tem ficado no topo da lista desde então, tendo sido mencionada por 26% em dezembro passado.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia da inflação oficial do país, ficou acima das expectativas dos economistas, em 0,95% em março. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou o indicador nesta sexta-feira (25), trata-se da maior variação para um mês de março em sete anos. Em 12 meses, a inflação já atinge 10,79%, acima dos 10,76% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores.

Eleitorado

Na pesquisa Datafolha, eleitores do ex-presidente Lula (PT), que lidera a pesquisa de intenção de votos à Presidência, demonstram ser mais preocupados com questões econômicas. “O trio economia/desemprego/inflação foi listado como uma das maiores preocupações por 42% nesse segmento, ante 37% da população em geral”, ressalta a Folha de S. Paulo.

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha ouviu nesta rodada 2.556 pessoas em 181 municípios de todo o país. Entre outros temas, também há destaque para a questão da educação, mencionada por 9% dos entrevistados.

O Datafolha também questionou os eleitores nesta rodada sobre a imagem que o Brasil passa para o resto do mundo no atual governo. Disseram que ela piorou desde o início da gestão Bolsonaro 52% dos entrevistados. Para 24% a imagem do país ficou igual, e 23% entendem que ela melhorou. Não soube responder 1%.