Foto: Reprodução/Band

A pesquisa do Instituto Datafolha encomendada pela Folha de S. Paulo e pela TV Globo, divulgada na última quinta-feira (18) revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador de São Paulo. Os resultados mostram que Fernando Haddad (PT) se consolida na liderança, como foram as últimas pesquisas.

Haddad lidera a disputa pelo primeiro turno com 38% das intenções de voto, seguido pelo bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 16%, e o governador Rodrigo Garcia (PSDB), que disputa a reeleição e tem 11%.

Carol Vigliar (UP) e Gabriel Colombo (PCB) têm 2% cada. Elvis Cezar (PDT), Vinicius Poit (Novo), Altino (PSTU) e Edson Dorta (PCO) aparecem com 1%. Antonio Jorge (DC) não teve o nome incluído no levantamento por ter registrado sua candidatura após o registro da pesquisa. Brancos e nulos chegam a 17% e os indecisos totalizam 11%.

Esta é a primeira pesquisa de intenção de voto feita pelo instituto depois do fim do prazo de oficialização das candidaturas, na última segunda-feira (15). Foram apresentados como candidatos: Altino Júnior (PSTU), Carol Vigliar (Unidade Popular), Edson Dorta (PCO), Elvis Cezar (PDT), Fernando Haddad (PT), Gabriel Colombo (PCB), Rodrigo Garcia (PSDB), Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Vinicius Poit (Novo).

Na pesquisa espontânea, Fernando Haddad aparece com 13%, Tarcísio de Freitas com 8%, Rodrigo Garcia com 3% e pessoas que afirmaram: candidato do PT com 1% e atual governador com 1%. Outras respostas contam com 6%, Brancos e nulos com 12%. Não sabe é 57%.

Segundo Turno

No segundo turno, o primeiro cenário entre Haddad x Rodrigo a resposta estimulada e única é Fernando Haddad com 51% e Rodrigo Garcia com 32%. Brancos e nulos somam 14% e não sabe somam 4%.

No segundo cenário, entre Haddad x Tarcísio a resposta estimulada e única é Haddad com 53% e Tarcísio com 31%. Brancos e nulos somam 12% e não sabe: somam 4%.

Foram ouvidas 1.812 pessoas entre os dias 16 e 18 de agosto em 72 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-02170/2022.

A última pesquisa Datafolha para o governo de São Paulo havia sido divulgada em 30 de junho, com 1.806 entrevistas realizadas entre os dias 28 e 30 daquele mês.

Na sondagem, Fernando Haddad tinha 34%, seguido por Rodrigo Garcia e Tarcísio de Freitas, ambos empatados na ocasião com 13%.

Em seguida vinham os candidatos Gabriel Colombo, com 3%, Felicio Rumuth (PSD) e Altino Junior (PSTU), com 2%, e Vinícius Poit (Novo), Abraham Weintraub (PMB), Altino Junior (PSTU) e Elvis Cezar (PDT), todos com 1% cada um. Votos brancos e nulos somavam 20% e não souberam ou não quiseram opinar 9% dos entrevistados. Na pesquisa atual não consta o nome de Weintraub, que se retirou da disputa.

Página (BL)