Em menos de uma semana, Guilherme Boulos (PSOL) avançou de 35% para 40% das intenções de voto na disputa à Prefeitura de São Paulo. Com a alta de cinco pontos percentuais – além da margem de erro –, ele diminuiu para oito pontos a vantagem do líder Bruno Covas (PSDB), que se manteve com 48%. É o que aponta a nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta terça-feira (24) pela Folha de S.Paulo.

 

Os pontos ganhos por Boulos vêm, basicamente, de eleitores que não tinham candidato. Em cinco dias, o índice dos que indicavam voto em branco ou nulo caiu de 13% para 9%, enquanto os indecisos (que “não souberam” ou “não quiseram” responder) encolheram de 4% para 3%.

 

Nos votos válidos, a diferença a favor de Covas também ficou mais modesta: foi de 18 pontos percentuais (58% x 42%) na pesquisa da última quinta-feira (19) para dez pontos (55% a 45%) no novo levantamento. O Datafolha ouviu 1.260 eleitores de São Paulo nesta segunda-feira (23). A margem de erro é de três pontos percentuais.

 

Segundo a Folha de S.Paulo, a mudança nas pesquisas “pode ser atribuída à eficácia da propaganda do PSOL, dado que no segundo turno ambos os candidatos têm o mesmo tempo de rádio e TV. O horário começou na última sexta-feira (20)”.

 

“No primeiro turno, por cortesia de sua ampla coligação de 11 partidos, o prefeito tucano tinha 3min29s por bloco de horário na TV, além de 25 inserções diárias. Boulos contava com 17s em cada um dos dois blocos e duas inserções. Agora, ambos têm 5 minutos duas vezes ao dia e 25 inserções cada”, detalha o jornal.

 

Com a igualdade de condições – ao menos no tempo da propaganda oficial em rádio e TV –, Boulos cresceu, sobretudo, entre os eleitores mais jovens, fortalecendo um dos trunfos de sua campanha. Conforme mostrou o Vermelho na semana passada, a campanha do candidato do PSOL caiu nas graças da juventude paulistana. É nesse segmento do eleitorado que Boulos apesenta vantagens mais expressivas sobre seu adversário.

 

Entre os eleitores de 16 a 24 anos, Boulos vence Covas por 65% a 35% dos votos válidos (eram 59% a 35% na pesquisa anterior). Na faixa de 25 a 34 anos, a vantagem do candidato do PSOL passou de 53% x 47% para 56% a 44%. Segundo o Datafolha, essas duas faixas – que abrangem o jovem eleitorado de São Paulo – correspondem a 32% do total de votos em disputa.