O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) se manifestou nesta quarta-feira (19) em apoio à greve dos trabalhadores dos Correios. Para ele, a paralisação é fundamental para a manutenção de direitos constitucionais desses profissionais. “Em momentos em que os serviços de entrega privados crescem, eles querem tirar os Correios de jogo. Dizem que é uma empresa inviável, isso é mentira. O que precisa é de gestão e valorização”, afirmou o parlamentar.

A estatal há muito tempo tem sido enfraquecida financeiramente com o objetivo de ser privatizada. Seu papel social é insubstituível, já que chega também a regiões pouco acessíveis do país. “Querem sabotar os Correios para justificar sua privatização”, explicou Daniel Almeida, que organizou a Frente Parlamentar em Defesa dos Correios em 2015 e 2019.

De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), 70% dos trabalhadores aderiram à paralisação nacional. Almeida explica que muitas conquistas estão sendo tiradas da classe. “Querem retirar acordos de convenções coletivas, conquistas de tantos anos que os trabalhadores obtiveram depois de tantas lutas”, afirmou.

Segundo o deputado, defender os Correios é defender o país, é não deixar a supressão de direitos dos trabalhadores e, principalmente, a acessibilidade de entrega a regiões do Brasil em que empresas privadas jamais chegarão por alegarem “perigo” ou consideradas regiões pobres.

(PL)