O deputado federal do PCdoB, Daniel Almeida (BA) se manifestou, em suas redes sociais nesta quarta-feira (10) contra os cortes promovidos pelo governo Bolsonaro no orçamento do conhecimento, composto pelos repasses às universidades federais, ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Capes, institutos tecnológicos federais e centros de pesquisa.

De acordo com o Observatório do Conhecimento, as verbas previstas no Projeto de Lei Orçamentária Anual, enviada pelo governo ao Congresso, são as menores desde 2007. “Desde 2015, quando tiveram início os cortes, as perdas acumuladas somam mais de R$ 80 bilhões”, diz o Observatório, formado por diversas associações ligadas a universidades federais brasileiras, com o apoio da ANPG.

“Cortar o orçamento da Ciência e das universidade públicas é um mais retrocesso em nosso país. Durante a pandemia, ficou escancarado o fato de que se o Brasil recebesse o devido investimento na Ciência, não estaríamos dependentes de outros países para produzir nossa vacina”, declarou Daniel Almeida.

O parlamentar defendeu que é preciso “uma recomposição do orçamento da educação” e que os cortes demonstram “o tamanho do descaso do governo”. O deputado salientou ainda a necessidade de “nos juntarmos, reivindicar e pressionar para que esse retrocesso não aconteça. Eu defendo a educação!”.

O Observatório do Conhecimento, em parceria com a UNE, lançou uma campanha on line para pressionar os parlamentares para que os cortes do orçamento para 2021 sejam retirados do projeto em tramitação. Além disso, estão sendo usadas as hashtags #educaçãotemvalor e #conhecimentosemcortes a fim de ampliar a mobilização nas redes sociais.

Para aderir a campanha, clique aqui

Por Priscila Lobregatte