O deputado federal do PCdoB, Daniel Almeida (BA) participou de ato em defesa do emprego dos trabalhadores da Ford em Camaçari nesta terça-feira (12), feito após o anúncio de que a montadora deixará o Brasil, ocasionando desemprego para milhares de pessoas. Ele gravou um vídeo no qual explicita sua posição sobre o assunto.

“Não há razão, não há justificativa”, disse o parlamentar, sobre a a saída da empresa. “A Ford está aqui há cem anos, tirando o sangue e o suor dos trabalhadores. A unidade de Camaçari é produtiva, tem tecnologia avançada, tem mão de obra qualificada e só tem uma justificativa para a Ford tomar essa decisão: a falta de confiança no Brasil. Mas o Brasil sempre cumpriu com os seus compromissos com a Ford”.

Daniel acrescentou ainda que “não se pode jogar essa conta nas costas dos trabalhadores; isso vai agravar ainda mais a situação da nossa economia, que já tem tanto desemprego e perda de direitos para os trabalhadores”.

Está na hora, defendeu, “de somar a luta dos trabalhadores com os sindicatos, as centrais sindicais, as instituições, o município, o estado, a União, e cobrar o governo federal, o parlamento, para que a Ford não vire as costas para o Brasil depois de receber incentivos, depois de ter tantos benefícios que historicamente ela sempre teve aqui”.

Assista o vídeo

Por Priscila Lobregatte