O presidente chinês Xi Jinping fala aos líderes de 40 países: "Pelo Homem e pela Natureza"

Em seu pronunciamento à cúpula de líderes mundiais sobre o clima na quinta-feira (22), Dia da Terra, o presidente chinês Xi Jinping conclamou à ação conjunta para a construção de uma “Comunidade de Vida entre os Seres Humanos e a Natureza”.

“Como dizemos na China: “Quando as pessoas se unem, nada é pesado demais para ser levantado”, sublinhou Xi, chamando a trabalhar “juntos com solidariedade e assistência mútua”, superando os desafios globais do clima e do meio ambiente para deixarmos “um mundo limpo e belo para as gerações futuras”.

“Devemos nos dar as mãos, não apontar o dedo um para o outro; devemos manter a continuidade, não reverter o curso facilmente; e devemos honrar os compromissos, não voltar atrás nas promessas”, disse ainda o presidente Xi.

“Como a natureza nos dá a vida, devemos tomá-la como nossa origem, respeitá-la, nos adaptarmos a ela e protegê-la”, ressaltou.

“Proteger o meio ambiente é proteger as forças produtivas, e melhorá-lo equivale ao desenvolvimento da produtividade”, assinalou, e conclamou “a deixar as práticas de curto prazo que buscam um desenvolvimento temporário às expensas do meio ambiente” e a utilizar a revolução científico-tecnológica para “alcançar o desenvolvimento socioeconômico sustentável”.

Nessa ação, convocou Xi, “temos de ter bem presentes as aspirações dos povos a uma vida melhor e a um meio ambiente melhor e trabalhar por fazer compatíveis a proteção ambiental, o desenvolvimento econômico, a criação de emprego e a eliminação da pobreza, e velar pela equidade e justiça sociais em meio à transição verde, de maneira que os povos se sintam mais beneficiados, felizes e seguros”.

Xi ressaltou que é preciso “persistir no multilateralismo” e defender o sistema internacional centrado nas Nações Unidas (ONU). O líder chinês chamou o princípio das “responsabilidades comuns, porém diferenciadas” de “pedra angular da governança climática global”.

Assim, ele pediu que os países desenvolvidos prestem “ajuda efetiva aos países em desenvolvimento para melhorar sua capacidade e resiliência contra a mudança climática, brindando-os com apoio em financiamento, tecnologias e construção de capacidades” e se abstendo de “impor barreiras verdes ao comércio”, ajudando-os assim a “acelerar sua transição até um desenvolvimento verde e de baixo carbono”.

Xi reiterou que a China está comprometida em atingir suas principais metas de combate às mudanças climáticas, incluindo atingir um pico de emissões de carbono até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2060 e destacou que a questão está sendo tratada detidamente no 14º e no 15º Planos Qüinqüenais.

A cúpula, realizada por videoconferência a partir de iniciativa do governo Biden para marcar o retorno do país ao Acordo do Clima de Paris, reúne, na quinta-feira (22) e na sexta-feira (23), 40 líderes do mundo inteiro.