Mijaín López é único na história a conquistar quatro Ouros na luta greco-romana.

O atleta cubano Mijaín López alcançou, em Tóquio, a quarta medalha de ouro em quatro olimpíadas consecutivas, na mesma classe de esporte, nesta segunda-feira (2) ao vencer o georgiano Iakobi Kajaia na luta greco-romana pelo placar de 5 a 0.

Com este feito, o cubano iguala os atletas Michael Phelps (natação), Carl Lewis (corrida) e Al Oerter (lançamento de disco).

Com esta quarta medalha, Mijaín também se tornou o único na história a conquistar quatro ouros na modalidade de luta greco-romana. Antes desta conquista, o cubano dividia com o russo Alexander Karelin (agora superado) a façanha de ter alcançado três títulos.

Menos de meia hora antes, a delegação cubana tinha conquistado sua primeira medalha de ouro em Tóquio com uma vitória também em greco-romana. Foi ouro o atleta Luis Orta, ao vencer por 5 a 1 o japonês Kenichiro Fumita.

Orta foi uma grande surpresa desta edição da delegação cubana ao vencer consecutivamente diversos medalhistas olímpicos e mundiais para, já com o ouro, festejar com sua equipe técnica.

O presidente cubano, Miguel Diaz-Canel felicitou Orta e Mijaín pelas vitórias. Ao saudar a Mijaín, Canel destacou: “Quatro medalhas de ouro olímpico para tua Pátria. Nem um único ponto fizeram contra ti em Tóquio, quanta coragem, quanta valentia, que grande respeito e admiração sentimos por ti. Cuba te admira e te abraça.

O presidente cubano também enviou felicitações a Orta: “Que amanhecer nos deu Luis Alberto Orta! Nos trouxe a primeira medalha de ouro em Tóquio ao final de uma competição impecável lutada do princípio ao fim. Obrigado.

Díaz-Canel também celebrou as medalhas de prata de Leuris Pupo a atleta que ficou em segundo no tiro rápido a 25 metros de distância e Juan Miguel Echevarría no salto em distância, assim como a de bronze conquistada na mesma modalidade por Maykel Massó, todas no dia 2.