Empresa BioCubaFarma recebeu licença para iniciar testes da vacina em seres humanos | Foto: Granma

A empresa BioCubaFarma informou ter recebido a concessão de uma licença para dar início aos testes clínicos com uma vacina cubana candidata para o combate ao Covid-19.

Segundo informa o portal cubano Granma essa vacina é “capaz de induzir uma potente resposta imunitária perante a infecção do vírus Sars-Cov2”.

Em 28 de julho passado, essa candidata a vacina foi testada pela primeira vez em seres humanos: três dos seus pesquisadores que apresentaram uma alta taxa de imunidade.

A candidata a vacina é identificada com as siglas FINLAY-FR-1. Esse projeto é liderado pelo Instituto Finlay de Vacinas, o Centro de Imunologia Molecular – ambos pertencentes à BioCubaFarma – e com a colaboração do Laboratório de Síntese Química e Biomolecular, da Universidade de Havana.

Segundo as informações, ela “concluiu satisfatoriamente a fase de desenvolvimento farmacêutico e os estudos pré-clínicos em animais”.

As evidências científicas permitiram a emissão da licença por parte do Centro para o Controle Estatal de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos de Cuba (Cecmed).

Com a licença e acompanhamento de diversas instituições do ministério da Saúde Pública, começará o teste clínico fase I-II, denominado Soberana. Esta fase será seguida por outros estudos clínicos até que a vacina seja considerada pronta para a sua aplicação.

As instituições envolvidas na produção da vacina querem produzir as vacinas de tal forma que, com a conclusão das fases de testes clínicos, disponham de oito milhões de doses, volume considerado suficiente para a proteção da população de Cuba.

O Instituto Finlay de Vacinas, que solicitou a permissão para o avanço com os testes, tem mais de 30 anos de experiência na obtenção de vacinas, esclarece que “o fato de dispor de plataformas desenvolvidas para outras epidemias, especificamente para a epidemia de meningite, nos anos 80 do século passado, lhe permitiu obter esses resultados relevantes”.