Vice-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner. Foto: José Cruz/Agência Brasil

O atentado, felizmente frustrado, contra a vida da ex-presidenta e atual vice-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, ocorrido nesta quinta-feira (1º) deve merecer o repúdio, nos mais firmes termos, de todos os democratas.

Consideramos este fato gravíssimo um resultado do discurso da intolerância, que utiliza como componentes essenciais o anticomunismo e a tentativa de criminalização da esquerda, inclusive através do lawfare.

O atentado é também um sinal de alerta para o Brasil, pois em nosso país ocupa a cadeira presidencial um representante virulento da extrema-direita, que adota uma política de facilitar a compra de armas e, com sua postura, incita a uma espiral sem fim de violências e crimes contra adversários políticos aos quais, em mais de uma ocasião, prometeu “exterminar”.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) envia a Cristina Kirchner, que neste momento recebe o carinho de seus compatriotas, a mais calorosa solidariedade, inclusive em relação ao injustificável processo de perseguição judicial da qual também é vítima.

É importante reiterar: a história já mostrou de forma cabal qual o resultado da tolerância com as ideias e práticas neofascistas.

No Brasil, na Argentina e no mundo, do que se trata é lidar com este fenômeno sem paliativos retóricos: os neofascistas são criminosos e como tais devem prestar contas à sociedade, em defesa da democracia e dos mais básicos valores humanistas.

Luciana Santos – Presidente Nacional do PCdoB

Ana Prestes – Secretária de Relações Internacionais

Brasília, 02 de setembro de 2022