A vereadora do PCdoB em Cricíuma (SC), Giovana Mondardo

A vereadora mais jovem da história de Criciúma (SC), Giovana Mondardo (PCdoB), de 27 anos, é constantemente vítima de calúnia e difamação. Desta vez, após questionar decreto do executivo sobre flexibilização do uso de máscaras, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB), se referiu a parlamentar como bêbada e que não traz nada de bom para o município.

Em entrevista à NDTV/Criciúma, ele diz que a vereadora estava no parque da prefeitura fazendo exercícios sem máscara e acrescentou: “Ela também vai nos bares à noite, enche a cara também sem máscara. Enfim, o que vem dela não vale nada”, disse.

A candidatura de mulheres em todo o Brasil teve um leve crescimento na eleição de 2020, mas com ele, o desrespeito e o machismo por parte de homens também cresceu. Em quase 11 meses de mandato, já foram seis leis aprovadas, além de requerimentos que questionam áreas de interesse do município. “Nosso mandato foi o primeiro a ter lei em vigor, mas desde o início, não tivemos nenhuma assinada pelo prefeito. Parece que de mulher só esperam filhos e casa limpa, como se vida social, competência e serenidade fosse algo exclusivo para os homens”, destacou Giovana.

O desrespeito à vereadora não é exclusivo do líder do Executivo. Na Câmara de Vereadores, o líder do governo também já a chamou de “destemperada” quando questionado sobre pedido de urgência de um projeto. “uma das tarefas do vereador é fiscalizar, questionar mesmo. O problema é quando uma mulher questiona, daí se irritam e atacam”, comentou a vereadora.

Perseguição

Projetos voltados para as mulheres, população LGBTQIA+, animais e para o social norteiam o mandato de Giovana Mondardo. Em agosto, após o prefeito demitir um professor que exibiu um clipe do cantor Criolo para adolescentes do 8º ano, a vereadora organizou uma parada LGBTQIA+ no município, em que mais de 1.000 pessoas estiveram presentes, dando uma resposta ao prefeito, que chamou o episódio da exibição do clipe de “viadagem”.

Desde então, os projetos de Giovana na Câmara de Vereadores de Criciúma começaram a ser barrados. Formada por 17 parlamentares, sendo 11 da base do governo, os projetos começaram a ser questionados principalmente pelo líder do governo, vereador Nicola Martins (PSDB), que compõe a Comissão de Constituição e Justiça.

Na Sessão Ordinária da última segunda-feira, dia 25, o projeto de Lei PL 62/2021 que tinha como objetivo propor as diretrizes de “animal comunitário” foi arquivado, após ser considerado inconstitucional pelo vereador citado, mesmo com parecer favorável pela Casa Legislativa.

Desaparecimento das mulheres políticas de Criciúma

Em toda a história do município de Criciúma, apenas uma mulher ocupou cargo no Executivo, sendo Maria Dal Farra Naspolini vice-prefeita entre os anos de 1997 e 2001. No Legislativo, atualmente são três mulheres que ocupam cadeiras. Na história recente, poucas mulheres foram eleitas, das quais, boa parte não ocupa mais cargos públicos, muito por perseguições nos períodos em que estiveram em suas funções, eleitas pelo povo.

Giovana Mondardo é a parlamentar mais jovem entre as eleitas. Especialista em Atenção Básica e Saúde da Família, especialista em Gestão de Saúde e mestranda em Saúde Coletiva acredita que a política deve se tornar um espaço de cada vez mais discussão. “Muitas tiveram que caminhar para que eu estivesse aqui e muitas, espero, vão vir para ocupar esses locais, que hoje estão por homens. Queremos igualdade e que todos sejam respeitados e possam fazer seu trabalho”, completou a vereadora.

__
Fonte: PCdoB Criciúma