Pesquisa CNI/IBOPE divulgada nesta sexta-feira (20) mostra que o apoio ao governo Jair Bolsonaro caiu em relação à pesquisa de setembro. Entre os entrevistados, 29% consideram o governo como bom/ótimo, contra 31% em setembro.
Se compararmos com meses anteriores a queda é ainda mais nítida. Em abril, essa taxa era de 35%, indo para 32% em junho e 31% em setembro.
O percentual de brasileiros que avalia o governo como ruim ou péssimo passou de 34% em setembro para 38% em dezembro. Em abril eram 27%, em junho eram 32% e em setembro 34% achavam o governo ruim ou péssimo. Aqui também fica nítida a tendência de alta entre os que acham o governo Bolsonaro como ruim ou péssimo.
Já os que consideram o governo como regular caiu de 32% em setembro para 31% em dezembro.
A maioria, ou seja, 53% dos brasileiros, não aprovam a forma de Bolsonaro governar. O resultado é o pior para o governo entre as quatro edições da pesquisa realizadas desde o início do mandato. Em abril deste ano, aqueles que desaprovavam eram 40%. O aumento foi progressivo nas pesquisas posteriores: 48% em junho e 50% em setembro.
Caiu também a confiança no presidente. A maioria dos entrevistados, 56% deles, disseram não confiar no governo. No primeiro levantamento eram 45%, que subiu para 51% em junho e 55% em setembro.
Aqueles que disseram confiar no presidente somaram 41% dos entrevistados. Nas pesquisas anteriores, em abril 51% dos brasileiros confiavam, caiu para 46% em junho e desceu mais, para 42% em setembro. Agora apenas 41 que confiam.