Bolsonaro propõe CPI para investigar a Petrobras e esconder suas responsabilidades na inflação dos combustíveis.

Para lideranças partidárias, Bolsonaro quer criar uma narrativa para colocar a sociedade contra a estatal e tirar sua responsabilidade sobre a inflação de preços. Lula disse que Bolsonaro poderia resolver o problema do preço da gasolina numa canetada.

Lideranças políticas que participaram do evento de lançamento das Diretrizes do Programa da Chapa Lula-Alckmin, nesta terça (21), em São Paulo, indignaram-se com a possibilidade do Congresso instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Petrobras. A proposta feita por Bolsonaro foi tratado por todos como mais um factóide para agitar sua base nas redes sociais e causar a impressão de que ele não tem responsabilidade nenhuma sobre a inflação dos preços.

Lula não deixou de tocar no assunto, assim como a presidenta nacional do PCdoB, Luciana Santos.

Canetada

O pré-candidato a Presidência da República, Luis Inácio Lula da Silva, disse que Bolsonaro joga a responsabilidade da sua incapacidade “diuturnamente” em cima dos outros. “Quando Pedro Parente adotou a PPI [Paridade de Preços Internacionais], não levou para o Congresso Nacional, não foi na Conferência da ONU, não foi no Senado. Foi uma decisão do presidente da Petrobras, que a tomou a pretexto de que era preciso salvar a Petrobras”, lembrou ele. Da mesma forma, recordou ele, decidiram privatizar a BR Distribuidora porque “era preciso ter mais competitividade para o preço cair”.

“Bolsonaro poderia, numa canetada, como fez o Pedro Parente, obrigar o presidente da Petrobras a reduzir o preço. Se tivesse qualquer dúvida, poderia reunir o Conselho Nacional de Politica Energética, o conselho da Petrobras e tomar a decisão de que era preciso reduzir os preços em benefício da sociedade brasileira. Mas ele faz muita bravata e mantém o preço alto, para não brigar com os acionistas, que são os que ficam com o lucro que a Petrobras está tendo, que é exorbitante”, explicou.

Para Lula, nada desse “lucro exorbitante” é destinado ao reinvestimento da empresa e para melhorar a vida do povo. Em sua opinião, os acionistas estão recebendo dividendos que demoraram muitos anos para seu governo receber, “Porque a nossa prioridade não eram só os acionistas, era a Petrobras se tornar uma grande empresa, não de petróleo, mas de energia. Eles estão desmontando isso e vão tentar criar todas as confusões possíveis para privatizar a Petrobras, ainda este ano, como fizeram da forma mais vergonhosa possível com a Eletrobras”.

Enxugando gelo

“Bolsonaro, como sempre, quer dar uma de desentendido”, avaliou a presidenta do PCdoB, Luciana Santos, em entrevista ao portal. Para ela, esta é uma tática do presidente, sempre fazer de conta que o assunto não tem nada a ver com ele. “É uma palhaçada! Ora, ele que indicou sucessivos presidentes da Petrobras, agora ele próprio está pedindo a CPI. É porque quer se desobrigar, colocar uma cortina de fumaça na responsabilidade que ele tem, que é não enfrentar o principal que é a paridade de preço do mercado internacional”, disse ela.

Para ela, ele vai continuar “enxugando gelo”, fazendo de conta sem enfrentar, realmente. “Não adianta mudar o presidente da Petrobras, tem que mudar a política de preço”. De acordo com Luciana, se a CPI for instalada vai servir apenas ao desgaste da empresa. “Ele procura colocar em cheque esse que é o maior patrimônio do povo ao tentar desconstruir a imagem que a Petrobras tem junto aos brasileiros”, analisou.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou a apoiadores nesta segunda-feira (20) que é favorável a apurar a conduta de dirigentes da empresa petrolífera, mesmo tendo sido ele mesmo o responsável por indicá-los ao cargo. Com a insistência, o Congresso começou a colher assinaturas para a instalação da comissão.

“Eu estou acertando uma CPI na Petrobras. ‘Ah, você que indicou o presidente’. Sim, mas quero CPI, ué, por que não? Investiga o cara, pô. Se não der em nada, tudo bem. Mas os preços da Petrobras são um abuso”, disse Bolsonaro em um canal de apoiadores na internet.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), está aproveitando a oportunidade criada pelo Executivo para cobrar do governo federal e do Ministério da Economia se envolvam, pedindo que o governo resolva questões infraconstitucionais por meio de medidas provisórias que alterem, por exemplo a Lei das Estatais, e que têm aplicação imediata, em vez de aguardar a tramitação de projetos de lei. O objetivo é evitar PEC, nos assuntos que sejam constitucionais, ou projetos de lei que têm tramitação mais demorada.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por sua vez, estaria defendendo junto aos líderes a proposta de criação de uma conta de estabilização para amortecer impacto de flutuações nos preços dos combustíveis. Uma das fontes de recursos seria justamente o pagamento de dividendos da Petrobras aos acionistas, que seriam “freados”.

(por Cezar Xavier)