Cuba fornecerá a Abdala e vai transferir ao Vietnã tecnologia para produção

O Vietnã aprovou a vacina Abdala de Cuba para uso emergencial contra o coronavírus, anunciaram as autoridades sanitárias vietnamitas, após rigorosa avaliação como registrou a BioCubafarma. Já se encontra em visita oficial a Havana o presidente do Vietnã, Nguyen Xuan Phuc, que chegou no sábado.

“O Ministério da Saúde aprovou a vacina Abdala, com base na necessidade urgente do país de combater o Covid-19”, disse o governo em um comunicado. O ministério disse no mês passado que Cuba fornecerá grandes quantidades de Abdala ao Vietnã e transferirá a tecnologia de produção até o final do ano.

É a oitava vacina contra a Covid-19 aprovada para uso no Vietnã. O Vietnã registrou 667.650 infecções por coronavírus e 16.637 mortes – a grande maioria das quais devido à variante Delta, cujo surto começou no final de abril. Na fase anterior da pandemia, o Vietnã tinha sido um dos países com melhor desempenho. Apenas 6,3% de seus 98 milhões de pessoas receberam pelo menos duas vacinas.

São três as vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas por Cuba: Abdala, Soberana 02 e Soberana Plus. Segundo cientistas cubanos, tanto a Abdala quanto a Soberana 02 apresentam mais de 90% de eficácia contra o aparecimento dos sintomas da doença.

Na quinta-feira, ocorreu por videoconferência o primeiro intercâmbio oficial entre especialistas cubanos e especialistas da Organização Mundial e Pan-Americana da Saúde (OMS/OPAS), para apresentação dos resultados alcançados pelas vacinas desenvolvidas em Cuba.

Cientistas cubanos deram explicações sobre o processo de avaliação dos resultados e certificação do cumprimento dos boas práticas clínicas e de fabricação, que deram origem à Autorização de Uso Emergencial das vacinas Abdala, Soberana 02 e Soberana Plus. Presente ao encontro, o subdiretor da OPAS, Dr. Jarbas Barbosa, reconheceu o esforço e os resultados de uma nação como Cuba no desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 e como isso pode contribuir para a equidade no acesso a esses imunizantes para nossa região e para o mundo.