Covid: China fecha Xian e testa 13 milhões de pessoas após 127 casos
A cidade de Xian, capital da província de Shaanxi, no noroeste da China, começou a terceira rodada de testes em massa deste mês dos seus 13 milhões de habitantes, na quinta-feira (23), após casos positivos de Covid-19 encontrados nos últimos dias. Também foram cancelados todos os voos em seu aeroporto e todas as comunidades residenciais estão sob estado de alerta.
Xian também é um centro de transporte. Na política do governo de Xi Jinping de impedir o desenvolvimento de qualquer foco do vírus, colocar a epidemia sob controle o mais rápido possível é importante não apenas para Xian, mas também para todo o país.
No Aeroporto Internacional de Xian Xianyang, a plataforma chinesa de rastreamento de voos Feichangzhun mostrou que 765 voos programados para quinta-feira foram cancelados.
Os trens para várias cidades também foram suspensos. Se os residentes tiverem motivos especiais para deixar a cidade, eles devem apresentar um certificado de teste de ácido nucleico negativo e uma carta oficial do governo local.
O comitê do Partido na cidade e o governo divulgaram em comunicado que é necessário o apoio de toda a população às políticas de prevenção e controle de epidemias; o pessoal da linha de frente deve assumir a responsabilidade de fechar todas as brechas possíveis de entrada do vírus e, ao mesmo tempo, garantir que a vida diária das pessoas não seja muito perturbada.
Yang Zhanqiu, vice-diretor do departamento de biologia de patógenos da Universidade de Wuhan, disse ao site Global Times que a principal razão para as medidas de controle está na escala de transmissão da comunidade em Xian e nas rotas epidemiológicas pouco claras – o surto demonstrou pelo menos três cadeias de transmissão.
Enfrentando a pressão das viagens de Ano Novo e Festival da Primavera, a medida é necessária para conter a epidemia emergente em pequena escala, disse Yang.
Todos os moradores da cidade foram também orientados a ficar em casa. Apenas um membro da família de cada domicílio tem permissão para sair de casa para comprar as necessidades diárias a cada dois dias.
Desde o primeiro caso detectado em 9 de dezembro, Xian registrou um total de 234 casos confirmados em duas semanas. Quarta-feira viu 127 novos casos positivos, o maior número registrado em um único dia.
O sequenciamento de genes de amostras de casos mostrou que o surto foi causado pela variante Delta, e a cepa do vírus em Xian é semelhante à identificada em um caso importado do Paquistão em 4 de dezembro.
Xian dominou as mensagens pela internet na manhã de quinta-feira. O Global Times relatou que muitas das postagens relacionadas ao tópico estavam enviando parabéns para Xian, sinalizando a confiança do público em como o governo da cidade está lidando com a epidemia. “Diante das dificuldades, a unidade nos protegerá para passar por ela. Seguiremos as medidas anti-epidêmicas e venceremos a luta contra a epidemia!”, afirmou um usuário do site Sina Weibo.
O vice-premiê chinês, Sun Chunlan, foi a Xian no domingo para inspeção, pedindo medidas rápidas de contenção de vírus para conter a disseminação do Covid-19.
Um total de 135.000 alunos farão o exame de pós-graduação em Xian neste fim de semana. O vice-premiê exigiu uma preparação cuidadosa para garantir a segurança de professores e alunos. 3.574 escolas suspenderam as aulas presenciais e as substituíram por aulas on-line, afetando mais de 2 milhões de pessoas no total.