Trump desce do helicóptero que o conduziu ao hospital onde já está internado | Foto: Reuters

O presidente Trump, que já havia anunciado ter contraído o Covid, apresentou uma piora com febre, cansaço, tosse e congestão nasal durante a manhã desta sexta-feira (2).

Após receber os primeiros cuidados, foi orientado pelos médicos que o atenderam na Casa Branca a se submeter a internação no hospital militar Walter Reed, para onde foi deslocado de helicóptero ao final da tarde.

Segundo pessoas próximas a Trump ele deve permanecer hospitalizado nos próximos dias, mas não se sabe ao certo por quanto tempo.

A doença seguida de internação o obriga a suspender os próximos comícios. Trump costumava minimizar a doença, não usava máscara em suas participações em comícios em locais fechados e chegou a sugerir a injeção de detergente para debelar a doença nos que estariam infectados. Muitos morreram (207.000) mas, dias antes de testar positivo, disse que seu enfrentamento da pandemia teria sido “fenomenal” e, no debate, caçoou do democrata Joe Biden, dizendo que este “toda vez que era visto em público estava de máscara”.

Já Joe Biden, que tem tido o cuidado de manter a máscara durante as atividades de campanha, depois de um compromisso no Estado de Delaware foi duas vezes testado, nesta manhã de sexta, e segundo ele os dois testes deram resultados negativos para o vírus.

Sua esposa Jill Biden também testou negativo.

Biden agradeceu as mensagens de preocupação e recomendação de cuidados redobrados: “Obrigado a vocês por suas mensagens de preocupação. Espero que isto [o ocorrido com Trump] sirva de alerta: usem máscara, mantenham a distância social, lavem as mãos”.