O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) anunciou, em coletiva de imprensa, novas medidas de combate ao avanço da Covid-19 no estado. Além da chegada de novas doses de vacina contra o novo coronavírus, o chefe do executivo divulgou a criação de quatro hospitais de campanha em parceria público-privada e manteve as medidas de restrição de circulação.

No Palácio dos Leões, Flávio Dino afirmou que o objetivo é conter o avanço da doença, reduzir os números de óbitos e os riscos de contágio. Para isso, as restrições vão valer até dia 11 de abril.

O Maranhão permanece como o estado do País com o menor número de mortes por Covid-19. “Este é um mapa não é elaborado por nós, do Governo, mas pela imprensa, que constata o nosso Estado como o de menos mortes por coronavírus”, enfatizou o governador Flávio Dino.

Em todo o estado, eventos, festas, reuniões e afins permanecem suspensos, e a administração pública estadual vai funcionar com 50% da capacidade e em regime de revezamento. Somente na Grande Ilha, comércio e indústria funcionam das 9h às 21h; bares, restaurantes, supermercados, academias, salões e igrejas, com 50% da capacidade, e também das 9h às 21h; pessoas que compõem os grupos de risco devem ser afastadas do trabalho (público e privado); as fiscalizações também estão mantidas.

O governador ressaltou ainda que se a situação não melhorar consideravelmente, as medidas podem ser ampliadas. Nova coletiva está marcada para a sexta-feira (9).

Na próxima semana, o Governo reunirá com representações da rede particular de ensino, para antecipação total ou parcial das férias de julho. “Conversamos com entidades de escolas, pais e alunos, que nos procuraram. Estamos examinando a solicitação e teremos uma decisão na semana que vem”, pontuou Flávio Dino.

Leitos

O governo do Estado entregou, nesta semana, 105 novos leitos com a implantação de 60 leitos no Hospital de Campanha de São Luís, erguido em parceria com a iniciativa privada (60), com 10 no anexo da Maternidade de Alta Complexidade (10) e 35 no Hospital de Referência, antiga UPA, em Bacabal (35).

As parcerias público-privadas também resultaram na implantação do hospital de campanha de Pedreiras, do hospital de campanha de Bacabal, além do hospital Referência para Covid-19, na cidade de Imperatriz.

Para conter avanço da doença e reduzir cada vez mais os riscos de contágio e de óbitos, o Governo do Estado vem investimento fortemente na área da saúde. Os recursos ultrapassam o mínimo legal de 12% da receita estadual – chega a 15,11% e representa 25% a mais em investimentos. “Continuamos investindo e vamos sempre investir mais que este índice legal de 12%”, reforçou o governador.

Em 2021, o governo do Maranhão criou 955 novos leitos, clínicos e de UTI, para tratamento da Covid-19.

Com as medidas, a ocupação de leitos na rede estadual teve redução. Diminuíram as ocupações dos leitos de UTI de 95% para 85%; e os clínicos, de 82% para 71%. “Está afastado o risco de colapso da rede de saúde estadual, pois temos conseguido abrir novos leitos, na medida em que há casos. Mesmo quem possui plano de saúde, não tem conseguido vaga na rede privada. Então, esse processo de expansão de leitos tem sido decisivo para que possamos sustentar a vida de milhares de maranhenses que lutam contra a doença”, afirmou Flavio Dino.

Vacinas

Dino reiterou o que a diz a lei sobre as responsabilidades no processo de vacinação, cabendo aos estados, a conservação e a distribuição dos imunizantes. Às prefeituras, cabe a aplicação na população; e ao Governo Federal está a tarefa da fabricação e compra das vacinas.

Ele citou a compra da vacina Sputnik V, da Rússia, que depende de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso, assim que recebida. A primeira remessa deve ser entregue no segundo semestre de abril. “Estamos com a negociação concluída, com contrato assinado e estamos em busca de outras alternativas para agilizar a vacinação”, reforça.

A Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão informou que recebeu mais 229.350 doses de vacinas contra a Covid-19, nesta sexta-feira (2). A nova remessa é destinada ao início da vacinação dos profissionais de segurança e salvamento, idosos de 65 a 79 anos e trabalhadores da saúde em todo o estado.

Das novas doses, 18.750 são vacinas da AstraZeneca e 210.600 do Instituto Butantan, em São Paulo. Até o momento, o estado totaliza 1.234.290 de doses recebidas e 117 municípios alcançaram mais de 70% da aplicação, que correspondem à primeira dose da vacina.

Flávio Dino ainda garantiu que o governo do Estado irá ajudar na imunização das cidades com menos de 100 mil habitantes. “Vamos ajudar as prefeituras que estão em maior dificuldade, enviando nossas equipes. Estamos abertos a cooperar com todos os municípios. E vamos continuar com a operação de logística, via rodoviária e aérea, para que haja a célere e segura entrega das vacinas”, afirmou o governador.