Johns Hopkins University registra 40 milhões de casos comprovados de Covid  | Capa do site da Johns Hopkins University

Já são 40 milhões os casos confirmados de Covid-19, registrou o centro de monitoramento da doença da universidade norte-americana Johns Hopkins nesta segunda-feira (19).

Foram 10 milhões a mais de contágios da pandemia em 33 dias. O total de mortos ultrapassa os 1,1 milhão. O primeiro caso do novo coronavírus foi confirmado no dia 31 de dezembro do ano passado, na China.

Três países – Estados Unidos, Índia e Brasil – concentram mais da metade dos contágios no mundo. O país recordista em casos é os EUA, com mais de 8,1 milhões. O Brasil (5,4 milhões de casos), que durante muito tempo foi o segundo lugar em contágios, foi suplantado pela Índia (7,5 milhões).

A pandemia levou pouco mais de dois meses para alcançar 100 mil casos no início de março. Em 20 dias, havia quintuplicado. Dobrou, para 1 milhão de casos, em uma semana (entre 27 de março e 2 de abril).

Em menos de três meses, a Covid-19 chegou a 10 milhões de casos (28 de junho). Em menos de duas semanas (10 de agosto), o total de contágios dobrara, para 20 milhões. Pouco mais de um mês depois (17 de setembro), já eram 30 milhões.

Como a subnotificação é enorme no mundo inteiro, o total de casos deve ser ainda maior. A marca de 40 milhões se refere aos casos informados oficialmente pelas autoridades de Saúde de cada país, e compilados pela universidade norte-americana. Em parte, os números atuais refletem que mais testes vêm sendo realizados.

No domingo, a Europa superou as 250 mil mortes pela Covid-19, total que inclui os números da Rússia. Já passam de 7,3 milhões os casos da doença no continente.

A ameaça de uma segunda onda levou vários países a redobrarem as medidas de contenção da disseminação do coronavírus, com a França tendo adotado o toque de recolher em Paris e outras oito cidades, afetando um terço de sua população.

Na Inglaterra, cerca de metade da população já está sob normas mais duras, com Liverpool já de volta ao estágio 1 contra a Covid-19 e Londres está sob ‘alerta’ (estágio 2). A Itália vem batendo, nos últimos quatro dias, seu recorde diário de novos casos de Covid-19. Itália e Reino Unido foram os dois países europeus com maior número de mortos na pandemia, seguidos por Espanha e França.