A Comissão Permanente de Vacinação (Stiko) divulgou no dia 7 o esboço do plano de imunização

A Comissão Permanente de Vacinação (Stiko), que integra o Instituto Robert Koch, divulgou nesta segunda-feira (7) o esboço do plano de imunização contra a Covid-19 na Alemanha, que deverá ter início no início do próximo ano.

Na primeira fase, o alvo da vacinação são 8,6 milhões de pessoas – idosos com 80 anos ou mais, residentes de asilos e profissionais da saúde com alto risco de infecção – de acordo com o jornal Die Welt.

As autoridades médicas da União Europeia vão examinar antes do final do ano os pedidos de duas vacinas, a da BioNTech/Pfizer – que foi desenvolvida na Alemanha – e a da Moderna, norte-americana, para liberação do uso emergencial. O plano de vacinação alemão que está sendo elaborado segue normas recentemente definidas em lei aprovada no parlamento alemão, o Bundestag.

Outros grupos por ordem de prioridade estão sugeridos no plano, cujo objetivo “no médio prazo” é poder oferecer “a todas as pessoas igual acesso à vacinação contra a Covid-19”.

As pessoas abaixo de 65 anos – 45 milhões – têm a prioridade estabelecida como “baixa” nesse início de vacinação.

As recomendações serão atualizadas à medida que haja disponibilidade de mais vacinas; os grupos-alvo também podem ser adaptados.

Esse escalonamento também permite aliviar a sobrecarga sobre os leitos de terapia intensiva. “O objetivo agora deve ser receber o maior número possível de doses de vacinação para possibilitar vacinações sucessivas”, enfatiza o plano.

O chamado grupo de “prioridade muito alta” inclui idosos com idades entre 75 e 80 anos, bem como funcionários de abrigos de acolhida de idosos. Na sequência, estão 5,5 milhões de pessoas com prioridade “moderada” – por exemplo, idosos entre 70 e 75, aqueles com um risco aumentado de doença e seus contatos mais próximos, pessoas em requerentes de asilo e abrigos de sem-teto, pessoas de contato próximo de mulheres grávidas, funcionários com risco moderado de infecção em instalações médicas e clínicas, bem como funcionários dos departamentos de saúde.

Após esse grupo, serão atendidos cerca de 6,9 milhões de pessoas, incluindo idosos entre 65 e 70, professores e educadores, além de pessoas consideradas em condição precária de trabalho, como trabalhadores sazonais e na indústria de processamento de carnes.

O próximo nível é de nove milhões de pessoas com prioridade “um pouco mais alta”, por exemplo, pessoas de 60 a 65 anos, funcionários em “posições-chave” nos governos estadual e federal, funcionários no varejo e em “infraestrutura crítica”, como corpo de bombeiros, forças armadas, polícia, público Transporte público local e gestão de resíduos.

“O aumento da idade é o fator independente que traz consigo o maior aumento de risco”, diz a recomendação. Em comparação, doenças pré-existentes e gravidez desempenharam um papel secundário.

Por exemplo, em um estudo com Covid 19 pacientes hospitalizados, a taxa de mortalidade entre aqueles com 50 e 59 anos de idade foi 2,6 vezes maior do que entre aqueles com menos de 50 anos. Entre 60 e 69 era cinco vezes maior, para 70 a 79 anos era 8,5 vezes maior.

De um modo geral, de acordo com o Die Welt, o plano foi recebido com elogios, embora haja questionamentos quanto à urgência de vacinar alguns outros grupos bem delimitados.

No geral, a priorização está indo “na direção certa”, disse o líder da bancada do partido Die Linke (A Esquerda), Dietmar Bartsch. “No entanto, faltam os professores.” Para a consultora de Saúde do FDP (liberais), Christine Aschenberg-Dugnus, “policiais e bombeiros precisam ser incluídos”.