A Confederação Nacional da Indústria (CNI), diante das notícias de que o Ministério da Economia tem avançado na proposta de reduzir unilateralmente a tarifa externa comum (TEC) do Mercosul, afirmou em nota que a proposta apresentada pelo Brasil aos parceiros no Mercosul é de “um corte superior a 50% do imposto de importação” o que prejudicará o crescimento econômico e a redução do desemprego.
“Um estudo ainda inédito, contratado pela CNI junto ao Centro de Estudos de Política da Universidade de Victoria, na Austrália, mostra que um corte abrupto de 50% reduzirá o Produto Interno Bruto (PIB) de pelo menos 10 dos 23 setores industriais até 2022, prejudicando a retomada do crescimento e a redução do desemprego”, diz a CNI.
A TEC é o imposto de importação cobrado de bens de terceiros países para entrar nos territórios de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
A CNI reiterou a necessidade de haver diálogo do governo com o setor produtivo “para que se compreenda a realidade de cada setor industrial e de cada região no País”.