Secretário Nésio Fernandes e o governador Renato Casagrande. Na tela, o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas -

O Espírito Santo fechou contrato com o Instituto Butantan e se tornou o primeiro estado a comprar doses de vacinas produzidas no Brasil diretamente com órgão, sem intermédio do Ministério da Saúde.

Isso só foi possível após o encerramento do compromisso de entrega de doses pelo instituto ao governo federal, previsto para o fim de setembro (o Butantan planeja entregar todo o quantitativo acordado até a segunda quinzena do mês).

O Espírito Santo concluiu a compra de 500 mil doses da vacina CoronaVac diretamente do Instituto Butantan. As doses custaram R$ 26,5 milhões e serão utilizadas para imunizar o público acima dos 18 anos que ainda não recebeu a imunização contra a Covid-19.

“Fomos o primeiro Estado do Brasil a efetivar a compra complementar de vacinas do Butantan para o Programa Estadual de Imunização. Aplicaremos a CoronaVac na população com 18+ e otimizaremos as demais para esquema heterólogo nos idosos e imunossuprimidos”, afirmou o secretário de Saúde do Estado, e membro da direção nacional do PCdoB, Nésio Fernandes.

As vacinas da AstraZeneca e Pfizer, enviadas pelo Ministério da Saúde, serão usadas para iniciar a dose de reforço dos idosos acima de 70 anos, além das segundas aplicações para quem não completou o esquema vacinal.

A partir da próxima segunda-feira (6), os municípios capixabas estão liberados para aplicarem as doses de reforço nos idosos.

“Confirmada a programação de doses do PNI, realizando otimização de doses enviadas pelo Ministério da Saúde, com a compra de vacinas do Butantã os municípios capixabas terão: Disponibilidade de pelo menos 1 dose da vacina para 100% da população adulta em setembro; Disponibilidade de reforço para 100% dos idosos 70+ até outubro; Disponibilidade para adolescentes com primeira dose até outubro; Condições de concluir 100% da segunda dose da população 18+ anos até novembro; Disponibilidade de doses para vacinar 100% dos adolescentes com dose 2 até dezembro.”, explicou o secretário.

“Assim em 2021 o ES concluirá na segunda quinzena de dezembro/21 a vacinação de 100% da população com efeito protetor da segunda dose + 14 dias e reforço completo em 100% da população de maior risco”, finalizou o secretário.

“Vamos aplicar nos jovens acima de 18 anos. Vamos avançar na vacinação dos jovens e vamos usar as vacinas do Ministério da Saúde, especialmente Pfizer e Astrazeneca, para começar a vacinar as pessoas acima de 70 anos. A partir de segunda-feira os municípios já estão autorizados a agendar a dose de reforço”, destacou o governador Renato Casagrande.

O presidente do Butantan, Dimas Covas, destacou o pioneirismo do Espirito Santo, administrado pelo governador Renato Casagrande (PSB). “É o primeiro contrato que anunciamos oficialmente. É uma iniciativa pioneira do Espírito Santo com o qual, como em outros Estados, negociamos sem a perspectiva de fornecimento e agora estamos cumprindo as tratativas iniciadas ainda no final de 2020”, frisou.

Dimas acrescentou que pretende manter a parceria com o Espírito Santo para o fornecimento de vacinas, e particularmente a Butanvac, que está em desenvolvimento no instituto. Casagrande já anunciou a intenção de compra do imunizante brasileiro em abril.

“Para o próximo ano, com a nova vacina – a Butanvac – temos todo uma linha de ação para enfrentar essa pandemia e o Espírito Santo é um grande parceiro”, finalizou o presidente do Butantan.