Em reunião realizada na noite da última segunda-feira (14), por plataforma virtual, a coordenação nacional jurídica que dirige o trabalho dos advogados do PCdoB substituiu a coordenação comandada por Aldo Arantes e aprovou a indicação de Augusto Madeira. O encontro também debateu a conjuntura e alterações no funcionamento do grupo.

A reunião foi aberta pela Secretária Nacional de Organização do PCdoB, Nádia Campeão que fez uma exposição da conjuntura e das tarefas atuais dos comunistas, colocou como temas centrais a reconstrução do Brasil e a garantia do êxito do governo Lula. Na ocasião, a dirigente ressaltou também o papel e a importância da advocacia partidária.

A reunião contou com a participação de 104 advogados e advogadas representantes de 15 estados brasileiros, entre eles: AL, BA, CE, DF, MA, MG, MS, PA, PB, PI, RN, RJ, RS, SC e SP.

O então coordenador jurídico nacional do PCdoB, Aldo Arantes, ressaltou na reunião, a defesa intransigente do PCdoB pela democracia brasileira. Disse ainda que o Partido pode jogar papel importante para contribuir na consolidação e ampliação da Associação Nacional de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC) entre advogados e advogadas. Ressaltou ainda que a ADJC deve transcender a esquerda incorporando advogados e advogas democratas”, disse ele, nesta sexta-feira (18), em entrevista ao Portal PCdoB.

Aldo contou ainda que na reunião tratou sobre questões relacionadas com a política de atuação do PCdoB e que fruto dos debates entre os advogados ficou acertado uma nova modelagem na composição da coordenação jurídica do PCdoB com um núcleo executivo mais enxuto. Atualmente, a executiva é composta por 12 membros, contou Arantes.

A reunião aprovou a criação de coordenações jurídicas estaduais e que cada estado teria um ou dois nomes, no máximo, para compor o pleno nacional do PCdoB. Ampliando o debate dos advogados no âmbito dos estados e a formação de uma executiva mais coesa e participativa.

Aldo Arantes expôs ainda na reunião que precisava que outro camarada assumisse a comissão já que ele está com um volume de trabalho muito grande. Dirige a Comissão Nacional de Defesa da República e da Democracia no âmbito da OAB nacional; a ADJC, participa do Instituto de Advogados Brasileiros (IAB) e ainda está ligado ao evento sobre a luta ideológica em Goiás que articula cinco instituições de ensino superior de Goiás e a Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC).

Aldo Arantes é um histórico e reconhecido dirigente do PCdoB, presidiu a União Nacional dos Estudantes (UNE), comandou a UNE Volante (1961), foi Deputado Constituinte, secretário de Estado em Goiás e presidiu a legenda goiana, integra a direção nacional do PCdoB e como descreveu acima, ainda participa de várias entidades jurídicas.

Ao final da reunião foi aprovado o novo coordenador em substituição a Aldo Arantes, o dirigente do Comitê Central, Augusto Madeira estará no comando da comissão enquanto que o dirigente do PCdoB da Bahia, Vandilson Costa, será subcoordenador do grupo. Madeira é chefe de gabinete da Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados, presidiu o PCdoB do Distrito Federal, é ainda dirigente no DF e já integrava a comissão jurídica. Vandilson foi deputado estadual na Bahia, além do Direito tem formação em Veterinária, se especializou em advocacia eleitoral e integra o Comitê Estadual do PCdoB-BA.

A comissão conta também com a participação dos advogados Paulo Guimarães Machado (do Comitê Central), Carol Lobo, do PCdoB de Minas Gerais, Orlando Freire e Cristina Souza. Outros nomes estão sendo consultados e no curso das próximas semanas, deverá ser aprovada e divulgada a formação completa.