O PCdoB do Rio Grande do Sul realizou, neste domingo (31), em formato híbrido, convenção estadual que referendou a posição do partido no que diz respeito às chapas majoritárias, bem como a nominata que concorrerá à Câmara e à Assembleia Legislativa.

Na ocasião foi homologado o apoio aos candidatos Edegar Pretto (PT) e Pedro Ruas (PSol) para governador e vice e para Olívio Dutra ao Senado. Para a disputa local, estão coligados, até o momento, os partidos que formam as Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e a federação PSol-Rede.

Durante a convenção, o presidente do PCdoB-RS, Juliano Roso, destacou como vértice da tática eleitoral a disputa para a Câmara dos Deputados, reafirmando a prioridade das candidaturas aprovadas na reunião da direção estadual do dia 12 de julho, e reiterou que todos os esforços da militância comunista deverão se concentrar nesse desafio, bem como a busca por representação na Assembleia Legislativa.

Neste sentido, a convenção aprovou os nomes da vereadora de Porto Alegre, Daiana Santos; do dirigente sindical de Caxias do Sul, Assis Melo; da vereadora de Santa Maria, Maria Rita Py Dutra e de Josue Ferreira Rodrigues, de Santana do Livramento, para a disputa à Câmara Federal.

Para concorrer à Assembleia Legislativa gaúcha, foram referendados os nomes da vereadora de Porto Alegre, Bruna Rodrigues; do presidente estadual do partido, Juliano Roso; de Werner Rempel, de Santa Maria, e de Bruna Gubiani, do mandato coletivo de vereadoras do PCdoB de Ijuí.

A convenção abordou as dificuldades enfrentadas pelo país e pelo estado e reforçou a importância de fortalecer a candidatura de Lula (PT) e Alckmin (PSB) para derrotar Bolsonaro e superar a extrema-direita. Ao mesmo tempo, reafirmou a urgência de superar o projeto de direita que vem governando o Rio Grande do Sul nos últimos anos e que teve, no atual mandato, Eduardo Leite e agora Ranolfo Vieira Júnior, que assumiu após a renúncia do titular.

Na avaliação do presidente estadual do PCdoB, Juliano Roso, “fizemos uma convenção exitosa, na qual reafirmamos nosso projeto político, de reconquistarmos nossas cadeiras na Assembleia e na Câmara. Para isso, apresentamos um conjunto de oito candidatos e candidatas, quatro à Câmara e quatro à Assembleia e estamos engajados e preparados para construir a campanha de Lula no RS de forma ampla, a campanha de Edegar Pretto e Pedro Ruas ao governo do estado e levar esta candidatura ao segundo turno, além de eleger Olívio Dutra senador pelo estado”.

Com a realização da convenção, completou, “passamos para uma nova etapa da luta política”.

Por Priscila Lobregatte