Os trabalhadores da construção civil em São Paulo conquistaram um reajuste salarial de 12,47% a partir deste mês. O aumento representa pequeno ganho real frente à inflação acumulada entre abril de 2021 e abril deste ano, que chegou a 12,13%, com base no IPCA, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

“A batalha foi dura. Foram meses de negociação para manter todos os seus direitos, conseguir melhorias, e o melhor reajuste”, afirma o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil (Sintracon-SP).

O reajuste, fruto da pressão feita pela categoria, será válido para todos os trabalhadores que ganham até R$ 6.748,20 por mês e será fracionado em três vezes: 7,49% em maio, 2,49% em junho e 2,49% em julho. Assim, serventes, vigias e auxiliares passarão a receber R$ 1.793,89 em maio, R$ 1.835,45 em junho e R$ 1.877,00 em julho. Já os trabalhadores mais qualificados, como pedreiro, armador, carpinteiro, pintor e gesseiro terão o salário de R$ 2.182,25 em maio, R$ 2.232,80 em junho e R$ 2.283,36 em julho.

Para os trabalhadores que recebem mais que R$6.748,20, o acordo determina reajuste de R$ 505,44 em maio, R$ 168,03 em junho e R$ 168,03 em julho. Segundo o Sintracon-SP, o acordo também prevê o aumento no valor do vale-alimentação para R$ 391,40 por mês, e do vale-refeição para R$ 27,56 por dia, bem como a manutenção do café da manhã e do lanche da tarde para os operários.