O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) sempre defendeu e lutou pelos direitos da comunidade LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais). Diante desta bandeira, o partido conta com a candidatura da estudante e transexual, Mariana Franco, à deputada estadual por Santa Catarina-SC.

A candidatura de Mariana Franco tem como objetivo mudar o conservadorismo que avança na política brasileira.

Mariana iniciou sua vida pública no movimento social da população LGBT e na emancipação das mulheres.

Dentre as propostas defendidas pela candidata, está a lei estadual que visa o atendimento pelas equipes multiprofissionais, compostas apenas por mulheres, nos casos de violência doméstica, física e sexual relacionadas ao público feminino, e a lei estadual de parto humanizado para as mulheres surdas com interprete de libras.

Mariana Franco também aposta no incentivo nas licitações públicas para empresas que contratem pessoas LGBT, obesas, negras e que fazem a equidade salarial para as mulheres.