São oito as candidaturas do PCdoB no Paraná no geral, dentre elas, candidaturas coletivas da Federação Brasil da Esperança no estado, formada pelos partidos PV, PT e PCdoB. São candidatos e candidatas ao legislativo federal e estadual e mais a primeira suplência ao Senado.

Todas as candidaturas estão em campanha nas ruas nesta reta final pela vitória no próximo 2 de outubro de Lula presidente e dos comunistas para ocuparem as cadeiras da Câmara dos Deputados e para a Assembleia Legislativa do Paraná.

A primeira suplência da chapa federada é da candidata Elza Campos (433) do PCdoB. Ela é assistente social, mestre em Educação e Trabalha na Universidade Federal do Paraná (UFPR), professora universitária, ex-presidente da União Brasileira de Mulheres (UBM) e titular da Secretaria de Mulheres do PCdoB no Paraná.

Conheça os candidatos/as clicando no link do nome e número.

Federal

Para a Câmara dos Deputados, o PCdoB do Paraná apresenta duas candidaturas coletivas, um mandato da cultura e outra que forma uma bancada feminina.

Confira abaixo:

Esturilho (MANDATO CULTURA) – 6513 encabeça a chapa Mandato da Cultura do PCdoB do Paraná. Ele é produtor cultural, ator e trabalha no setor do audiovisual. Foi do conselho municipal de Cultura de Curitiba sendo seu vice-presidente por duas ocasiões. Presidente licenciado do sindicato que representa as Artes Cênicas e o Audiovisual do Paraná.

Guta Stresser

Maria Augusta L Stresser, conhecida como Guta Stresser é uma atriz global, diretora de teatro e cinema e foi à protagonista da série A Grande Família no papel da Bebeu.

Marcelo Pinhatari

Advogado militante da área da capoeira e mantém e, funcionamento a Casa da Capoeira em Londrina é advogado do sindicato dos Servidores Municipais de Rolândia e é conselheiro municipal de cultura de Londrina. Possui graduação em Direito, concluiu o curso de Especialização em Comunicação Comunitária e Popular pela Universidade Estadual de Londrina (2004).

Antonio Gomes

Motorista profissional e na área da cultura tem militância no Carnaval de Ponta Grossa foi por diversos mandato presidente da Liga do Carnaval de Ponta Grossa foi diversos mandatos do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Ponta Grossa.

Bella Souza

Produtora cultural da área do audiovisual e conselheira do Conselho Municipal de Cultura de Curitiba.

Edna de Baru (COLETIVO MULHERES EM LUTA ) – 6500nome de urna do Coletivo das Mulheres. Encabeçada pela Mãe Edna de Baru que é desde os anos 1990 referência da expressividade negra na cidade de Foz do Iguaçu e na Tríplice Fronteira. Iyalorisa no Candomblé e Mãe de Santo na Umbanda se apresenta como ícone social na representatividade da cultura religiosa de matriz africana no oeste do Paraná.

Amabile Marchi 6555 é professora da Rede Estadual de Ensino, presidenta da Associação dos pais no autismo ativista da inclusão no Instituto Lagarta Vira Pupa é da direção municipal do PCdoB de Curitiba. Ativista pela Educação e Inclusão Social das PcD.

Marcio Sanches 6565 Completa a chapa de candidatos para Câmara dos Deputados. Ele é professor e empreendedor. Formado em Marketing e Propaganda e em Ciências Sociais . Tem especialização em Comunicação Popular e Comunitária, e também em Ensino Religioso.

Estaduais

A chapa de candidatos à Assembleia Legislativa também conta com candidaturas coletivas.

Angelo – Coletivo das Culturas 65013 – É encabeça por Angelo Stroparo. O coletivo é formado por artistas, Conselheiros de Cultura, membros de  comunidades tradicionais.

Angelo é curitibano residente em Piraquara desde 2014, tem 46 anos, é jornalista, músico (baixista e guitarrista), artesão e produtor cultural. Foi gestor em uma cooperativa de agricultura familiar e economia solidária, diretor de cultura na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, conselheiro de meio ambiente, de turismo e agricultura e ainda presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais – CMPC.

Conheça outros e outras que compõem esta candidatura Coletiva:

Camila Mīg Sá  é etnocomunicadora e pesquisadora estudantes em Ciências Sociais pela UFPR, indígena Kaingang da aldeia Kakané Porã, de Curitiba.

Silmara Xavier é presidenta da Comunidade Quilombola Família Xavier, de Arapoti-PR, liderança de destaque que realiza um potente trabalho de mobilização de 38 comunidades Quilombolas paranaenses a partir da valorização de seus referenciais culturais e direitos territoriais.

Jacob Cachinga nascido em angola imigrando para o Brasil é Mestre em bioética pela PUC-PR, dançarino e membro fundador do Coral Vozes de Angola. É um participant dos debates sobre a transversalidade das artes e culturas e também as questões ligadas aos direitos das pessoas com deficiência.

Getulio Guerra é arte-finalista, produtor cultural e terapeuta holístico foi coordenador de ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba na gestão Gustavo Fruet.

Otavio Zucon (Bob) é historiador, vídeo documentarista, professor e discotecário morador da cidade de Campo Magro na Região Metropolitana de Curitiba

Diego Carvalho é ator, coordenador estadual da União de Negros e Negras pela Igualdade do Paraná Unegro-PR) e secretário do Mobilizações da UNALGBT do Paraná nosso representante de Foz do Iguaçu

Leonardo Franceschi é ator, arte-educador e produtor cultural, morador da cidade de Colombo foi Membro dos Conselhos Municipal, Estadual e federal de Cultura.

A outra chapa coletiva é encabeçada por Larissa Coletivizando 65613. Com Larissa Souza.

Larissa foi para o Paraná para ingressar na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), no curso de Química. Durante o primeiro semestre do curso foi representante de turma, depois passou a ser diretora do Centro Acadêmico de Química e, em seguida, por duas gestões, vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes. Foi presidenta da União Paranaense de Estudantes e agro. Preside a União da Juventude Socialista do Paraná.

O Coletivizando também é composto por:

Barbara Sagatine, dirigente da UJS/ Diversidade, foi candidata a vereadora em Maringá e da direção estadual do PCdoB do Paraná.

Leonardo Lima , dirigente da UJS/ diversidade, foi dirigente da UNE membro da executiva estadual da UJS de Curitiba

João Afonso Peixe estudante e diretor da UPE de Santo Antonio da Platina no norte Pioneiro

Juninho Taques ex dirigente da UJS , presidente do PCdoB de Guarapuava, e da direção estadual do PCdoB do Paraná.

Natália Assueiro, Secretária de Comunicação da UJS Paraná é da direção estadual do PCdoB do Paraná e da cidade de Telêmaco Borba.

Thales Zamboroski, presidente da União Paranaense dos Estudantes foi candidato a vereador em Pato Branco é da direção estadual do PCdoB do Paraná.

Outra candidata é a professora Eliacir 65000. Eliacir Neves França é professora de pedagogia da Universidade Estadual de Londrina é a Direção Municipal do PCdoB de Londrina

Completa a chapa José Daniel da Silva 65444

A Federação Paraná da Esperança tem 55 candidaturas para a disputa à Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados, conta com 31 candidaturas.