A resolução da Comissão Política Nacional (CPN), aprovada na reunião do dia 29 de agosto destaca que “o PCdoB chega ao período das convenções partidárias com um projeto eleitoral robusto, com candidaturas à prefeitura de quinze capitais (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Salvador, Maceió, Natal, Fortaleza, São Luís, Campo Grande, Palmas, Porto Velho, Manaus)”.

O documento aponta ainda “candidaturas majoritárias em cidades com mais de 100 mil habitantes, e também com expressivo número de chapas às Câmaras Municipais, em todas as capitais e em centenas de cidades do interior, especialmente nas maiores e mais importantes”.

Para a direção política do PCdoB, estas eleições devem ter como força motriz, uma campanha ampla, massiva, criativa e envolvente. “Uma campanha que desperte a esperança do povo e apresente uma plataforma compromissada com democracia, a vida, emprego, renda, a proteção social e o crescimento econômico das cidades”.

Convenções virtuais ou presenciais

Seguindo a recomendação das orientações sanitárias, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), autoriza que as convenções eleitorais deste ano aconteçam de forma virtual, porém, deve-se corresponder às normas que regem para tal realização. Mesmo que os “partidos têm autonomia para utilizarem as ferramentas tecnológicas que entenderem mais adequadas para suas convenções”, é preciso reunir um conjunto de provas que comprovem posteriormente que de fato o evento aconteceu e que seguiu todos os trâmites legais.

Segundo o TSE, as convenções virtuais devem seguir as regras e os procedimentos previstos na Lei nº 9.504/97 e na Res. TSE 23.609/2019.

Confira abaixo a agenda dessas convenções:

Agenda de Convenções

5 de setembro- São Paulo – SP

6 de setembro- Manaus – AM

9 de setembro – Maceió – AL

11 de setembro – Boa Vista – RR

12 de setembro- Macapá – AP

12 de setembro – Vitória – ES

12 de setembro – Salvador – BA

12 de setembro – Cuiabá – MT

12 de setembro – Campo Grande – MS

12 de setembro – Recife – PE

12 de setembro- Curitiba – PR

12 de setembro- Rio de Janeiro – RJ

12 de setembro- Porto Velho – RO

12 de setembro – Porto Alegre – RS]

12 de setembro – Aracaju – SE

13 de setembro- São Luís – MA

13 de setembro – João Pessoa – PB

13 de setembro – Teresina- PI

13 de setembro – Natal – RN

14 de setembro – Belém – PA

15 de setembro – Palmas – TO

15 de setembro – Florianópolis – SC

16 de setembro – Fortaleza – CE

16 de setembro – Belo Horizonte – MG

 

A convenção de Florianópolis agendada para 7 de setembro foi adiada para 15 de setembro. Goiânia e Rio Branco não confirmaram data das suas convenções.

 

Do Portal PCdoB (EB)