Na próxima sexta-feira (5), Dia Nacional da Saúde, acontece em São Paulo (SP), a etapa nacional da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde que lançará a Agenda de diretrizes para a Política de Saúde do Brasil. Na ocasião também acontece ato em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), com a presença do ex-presidente Lula, líder nas pesquisas de intenção de voto para a presidência nas eleições 2022.

A etapa nacional reúne profissionais, pesquisadores, gestores da saúde, usuários do SUS, lideranças sociais e políticas. A mobilização começou em 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, com iniciativa da Frente pela Vida. Desde então foram realizadas mais de 120 atividades, entre virtuais e presenciais.

O PCdoB e as suas frentes de atuação estão mobilizados para o ato. De acordo com Ronald Ferreira dos Santos, coordenador nacional da comissão de saúde do PCdoB, a agenda é estratégica.

“Para o PCdoB trata-se de uma agenda estratégica, a combinação da defesa do Direito a saúde com a participação popular. As diferentes frentes de atuação do PCdoB foram mobilizadas para contribuir na elevação do lugar da defesa da vida e do SUS que o processo da Conferência se propôs. Da Juventude ao parlamento, do movimento Sindical aos movimentos Sociais, da academia aos espaços de gestão, mobilizamos os esforços dos comunistas para que a saúde desse materialidade ao remédio político exigido nesse nosso tempo que é a unidade e amplitude pra derrotar as forças da morte.”

Direito à saúde

A conferência popular visa recolocar a centralidade do direito à saúde, à vida e a um meio ambiente saudável no debate nacional e internacional, aproveitando o cenário eleitoral para debater e propor saídas para a crise sanitária, econômica e social do país.

As deliberações irão se somar ao processo preparatório da 17ª Conferência Nacional de Saúde, a ser organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS)em 2023.

As atividades serão transmitidas pela TV Abrasco e demais canais e instituições integrantes e parceiras da Frente Pela Vida.

Serviço

Etapa Nacional da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde,
Data : 5 de agosto – sexta-feira
Horário : Das 9 às 17h
Local : Casa de Portugal:
Endereço : Av. da Liberdade, 602 – Liberdade – São Paulo.
Entrada mediante credenciamento ( www.frentepelavida.org.br)