Mais de 200 comunistas se reuniram na Assembleia Legislativa neste sábado, dia 28. A 18ª Conferência Municipal do PCdoB-BH foi reconhecida por dirigentes e parlamentares do PT, PDT, PSD e Rede como o primeiro grande encontro das forças progressistas da cidade tendo em vista o objetivo central de derrotar a extrema direita nas eleições municipais do próximo ano.

O ato político reforçou a tradição e o protagonismo do partido na capital, com as presenças do deputado federal Rogério Correia (PT), deputada federal Duda Salabert (PDT), ex vice-prefeito Paulo Lamac (Rede), Josué Valadão, representando o prefeito Fuad Noman (PSD) e o presidente municipal do PT, Guima, além da secretária nacional de Organização do partido, Nádia Campeão. A direção estadual do PCdoB esteve representada, entre outros, pelo presidente Wadson Ribeiro, secretário de finanças Fernando Máximo, secretário de comunicação Aldanny Rezende, Valéria Morato, presidente da CTB Minas, Luana Ramalho, presidente da UJS Minas, além de diversos outros dirigentes do partido e dos seus núcleos de base.

A ex-deputada federal Jô Moraes, presidente do PCdoB-BH no biênio 2021-2023, segue nas direções municipal e estadual do partido. A dirigente recebeu uma bela homenagem ao fim da Conferência por parte dos militantes da UJS. O novo Comitê Municipal, composto por 39 membros, foi eleito pelos mais de 120 delegados presentes. Indicado por aclamação, Richard Romano é o novo presidente do PCdoB-BH. O camarada ocupa também os cargos de secretário estadual de organização e membro do Comitê Central.

Destaque para a apresentação dos novos militantes, entre eles o ex-vereador Edimar Branco, que já representou o PCdoB na Câmara Municipal. Branco volta ao partido trazendo com ele mais de 70 filiados das regiões Norte e Nordeste de BH. Ingressaram também no partido dezenas de lideranças populares, estudantes, dirigentes sindicais e gestores públicos. O novo Comitê Municipal se reunirá nas próximas semanas para definir as tarefas de direção que serão indicadas a cada dirigente.

O novo presidente municipal do PCdoB-BH destacou o momento de revigoramento do partido na capital. “Esta Conferência mostrou um partido preparado para voltar a eleger vereadores em Belo Horizonte, e para dar a nossa contribuição nas eleições para prefeito. Precisamos derrotar as forças do fascismo também nas eleições municipais, e a população de BH pode contar com o PCdoB, seja nos bairros, nos fóruns de debate, na luta sindical ou no movimento estudantil. Vamos juntos consolidar a nossa força”, concluiu Richard Romano.