Orquestra de Câmara do Conservatório Central da China tocou, entre outras, "Noite de Primavera ao Luar" | Foto: divulgação

Participam do evento a Orquestra de Câmara do Conservatório Central da China, o Quarteto de Cordas Vivace de Brasília e a Orquestra Maré do Amanhã do Rio de Janeiro.

A orquestra Maré do Amanhã apresentou “Meu Coração Chinês”

Ao longo da programação, que além de trazer um renovado contato com algumas das nossas melhores expressões musicais populares como ‘Garota de Ipanema’ (desta vez apresentada num arranjo com elementos da chinesa Fragrância dos Céus) e ‘Chega de Saudade’, nas cordas da Orquestra Vivace e na emocionante presença de músicos jovens formados com apoio chinês na favela da Maré, nos põe em contato com a mobilizadora sonoridade trazida pelo primor dos músicos chineses no manejo de instrumentos típicos de seu país na execução de, entre outras, das vibrantes peças Abertura Festiva (que, através de uma combinação de ritmos produzidos pelas diversas etnias que compõem o país, busca retratar a vivência harmônica que a valorização de uma cultura diversificada possibilita) e Marcha Radiante, uma evocação da Grande Marcha que fundamentou a saga libertadora da Revolução Chinesa.

Mescladas com a visão dos músicos, imagens da China e do Brasil, compõem um documento que vale a pena ser visto.

Aqui transcrevemos o pronunciamento do embaixador da China, com o qual abre o vídeo:

“Quem assistir até o final terá uma boa surpresa, exclusiva para o nosso concerto. Com isso, esperamos levar a cada um de vocês um toque de carinho e esperança neste momento desafiador e, também, uma homenagem a todos aqueles que estão trabalhando para combater a pandemia.

Com enormes esforços de seu governo e seu povo, a China conseguiu controlar a pandemia em um período relativamente curto. No segundo trimestre, o PIB chinês teve uma alta de 3,2%.

Espera-se que a economia chinesa consiga alcançar um resultado positivo até o final do ano.

Elevar a qualidade do crescimento e assegurar o bem-estar social da população continuam prioridades do governo chinês.

Trabalhamos também para erradicar a pobreza extrema ainda neste ano.

O desenvolvimento da China cria oportunidades para o mundo. Hoje em dia, a China contribui com mais de 30% do crescimento da economia global. É o maior parceiro comercial de cerca de 120 países e regiões. Tem sido o segundo maior mercado de importação do mundo por 11 anos consecutivos e o principal fornecedor da indústria global de manufatura.

A China vai continuar apoiando firmemente o esforço mundial no combate à Covid-19. Vamos ampliar ainda mais a abertura ao exterior e continuar a ser a força motriz para a recuperação da economia global criando espaço de desenvolvimento e oportunidades comerciais ainda maiores para a comunidade internacional.

“Caros amigos, atualmente tanto a China como o Brasil estão enfrentando os mesmos desafios tais como combater a pandemia, estabilizar a economia e garantir o bem-estar da população.

A solidariedade e cooperação entre nós se tornam ainda mais valiosas.

Ao longo deste ano, os chefes de Estado dos dois países mantiveram a comunicação por telefone e correspondências e chegaram a importantes consensos sobre o fortalecimento da parceria no enfrentamento da pandemia e em demais áreas da parceria bilateral.

O governo chinês já disponibilizou ao Brasil dois lotes de materiais de saúde. Várias províncias, municípios e empresas da China doaram equipamentos e suprimentos com um valor total superior a R$ 40 milhões. Muitos imigrantes chineses também estão fazendo o que podem para prestar apoio.

Organizamos mais de 20 lives de intercâmbio entre profissionais de saúde, além de auxiliar o Brasil na aquisição de 1.200 toneladas de produtos e equipamentos na China.

Estão em curso também parcerias entre instituições de pesquisa para o desenvolvimento de vacinas. Entre janeiro e julho deste ano, o comércio China-Brasil teve um aumento de 7%. Foi inaugurada a nova estação brasileira na Antártida, construída por uma empreiteira chinesa.

Navios FPSO de fabricação chinesa estão produzindo petróleo e gás natural em alto mar na Bacia de Santos. Um laboratório de 5G instalado pela Huawei e por uma operadora local está em operação do Biotic de Brasília.Projetos como usinas termelétricas do Porto do Açu e a linha 17 do Metrô de São Paulo também contam com a participação chinesa.

Empresas dos dois países vão fabricar em conjunto ônibus de energia limpa para levar transporte público sem poluição a vários municípios brasileiros.

Estamos dispostos a planejar com o lado brasileiro as cooperações tanto durante como depois da pandemia.

Juntos vamos entregar resultados concretos para beneficiar ainda mais os nossos povos.

Meus amigos,

Como disse a poetisa brasileira Cora Coralina, “há mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros”.

Estou certo de que os desafios causados pela pandemia serão superados e o espírito de solidariedade e esperança guiará os dois povos para um novo capítulo de amizade sino-brasileira!

Por fim, desejo prosperidade à minha Pátria!

Felicidade aos meus compatriotas no Brasil!

Paz e saúde para todos os chineses e brasileiros!

E viva a amizade China-Brasil!”

Yang Wanming, embaixador da China no Brasil

*

Assista:

*