Embaixada invadida nesta madrugada

A embaixada da Venezuela, em Brasília, foi invadida nesta quarta-feira (13), por venezuelanos de direita, apoiadores de Juan Guaidó, autoproclamado presidente daquele país, e por bolsonaristas. A violação foi repudiada por parlamentares do PCdoB na Câmara Federal e por outros quadros do partido.

Pelas redes sociais, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho que o presente queria indicar pra a embaixada de Washington, posicionou ao lado dos golpistas invasores.
A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) opinou que a diplomacia brasileira chega ao seu nível mais baixo, materializando uma política externa “rasteira e destruidora”.


Perpétua lembrou que o país tem obrigação de defender os diplomatas estrangeiros em território brasileiro, inclusive para resguardar a segurança dos diplomatas do Brasil espalhados pelo mundo.

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) também questionou a postura de Eduardo Bolsonaro:


A líder da Minoria na Câmara dos Deputados, Jandira Feghali (PCdoB-RJ), considerou a situação “gravíssima”. Na condição de líder, Jandira soliciou que a Câmara agisse no episódio de forma “diplomática”, ao contrário do que tem feito a diplomacia.


O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP) exigiu que os golpistas fossem imediatamente retirados da embaixada e comentou a invasão frente aos últimos desdobramentos de conflitos nos países da América do Sul.

Para o deputado Márcio Jerry a movimentação dos “miliciano de Guaidó” não vere apenas a Venezuela com a invasão daquela embaixada, mas a agride “de maneira acintosa” o Brasil.

Flávio Dino (PCdoB-MA), classificou como “absurdos” os eventos que marcam a invasão da embaixada venezuelana em Brasília. Para o governador do Maranhão, “autoridades não podem apoiar essa irresponsabilidade”. Dino, que é professor de Direito, ironizou “crer que ainda está vigente” a Constituição de 1988, ao lembrar que ela prevê os princípios das relações Internacionais no Brasil.

A ex-deputada federal Manuela d’Ávila também protestou contra a invasão por meio de suas redes sociais. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), o filho que Bolsonaro queria indicar para o posta de embaixador em Washington, está apoiando a invasão publicamente, como é possível verificar na conta dele pelo Twitter. Manuela questionou: