Conferência municipal do PCdoB em Belém

Importantes cidades do Pará, entre elas a capital, Belém, realizaram suas conferências municipais na última semana. Nos encontros, os militantes do PCdoB avaliam o trabalho que vem sendo realizado no último biênio e elegem novos dirigentes dos comitês municipais.

Um destaque no caso paraense tem sido o crescimento no número de mulheres eleitas para presidência dos comitês. Foi o caso em ao menos sete cidades: a camarada Helena Hanun em Benevides; Leila Márcia na segunda cidade mais populosa do estado, Ananindeua; Patrícia Bitencourt em Inhangapi; Bruna em Tucuruí; Brenda Félix é a presidenta do PCdoB em Breves e Ghislaine Costa em Cametá. Em Santarém, a  vice-presidência municipal ficou com mais uma companheira, Margareth Martins, que foi candidata a deputada estadual no pleito passado.

Também são escolhidos os delegados de cada cidade para a conferência estadual do PCdoB, que será realizada em Belém nos dias 23 e 24 de novembro.

Os encontros municipais têm sido espaço privilegiado para debate e deliberação do projeto eleitoral do partido para as eleições do ano que vêm, com formação de chapas de vereadores e grande número de candidatos às prefeituras.

Belém

Michel Sodré foi eleito presidente do Comitê Municipal de Belém na 16ª Conferência da capital paraense, realizada no último sábado (9).

Santarém

A Conferência Municipal do PCdoB em Santarém foi realizada no último sábado (9), com a presença de militantes, simpatizantes e muitos apoiadores. Na ocasião, Narciso Senna, presidente do Sindicato dos Urbanitários de Santarém, foi eleito novo presidente do comitê da cidade.

O novo Diretório também conta com Margareth Martins (vice-presidente), Luiz Júnior (Secretário Geral), Charlene Negreiros (Tesoureira), Val Macêdo (PcdoB Mulher), Carlos Magno (PCdoB Juventude), Janderson Pereira (PCdoB Cultura), Joacy Belém (Mov. Sociais e Sindicais) e Sidnei Tavares (Formação Política).

Além de escolher a nova direção municipal do partido, o PCdoB aprovou o plano estratégico para 2020. “Precisamos trabalhar para unir as forças do campo de democrático popular, contra a atual administração municipal. Isso não deve ser a luta de esquerda contra direita, mas de quem defenda um projeto que se contraponha ao atual, que só tem defendido propostas impopulares”, resumiu o novo presidente Narciso Senna.

Prefeitura – O PCdoB vem participando de reuniões com outros seis partidos (PT, PSOL, PDT, Rede, Pros e Podemos), na tentativa de formar uma coligação em torno dos nomes apresentados pelo partidos. Representantes do PT e PDT participaram da conferência e reafirmaram a necessidade de consolidar essa união.

Dois pré-candidatos à Prefeitura de Santarém, ligados a este grupo de sete partidos, estiveram no evento. O jornalista Jota Ninos (PCdoB) e o professor universitário Jarsen Guimarães (PDT). Ambos ressaltaram que o momento é de definir um programa de gestão eficiente para a cidade e que busque a maior convergência possível entre os partidos.

Oriximiná

O PCdoB de Oriximiná realizou neste domingo (10), sua Conferência Municipal. Em clima de festa e marcada pela cordialidade, os delegados e delegadas fizeram um produtivo debate a partir das análises de conjuntura política nacional e local, preparando o Partido para o embate mais imediato: as eleições do ano que vem.

A Conferência também elegeu e deu posse ao novo secretariado. Foram eleitos: Adilson (presidente), Santos (vice-presidente), Rogério Oliveira (secretário de formação), Francione (secretária de administração e finanças), Rogério Lopes ( secretário de Organização) e Elenivalda (secretária de movimentos sociais).

Os conferencistas também aprovaram documento político no qual o PCdoB Oriximiná afirma, categoricamente, sua oposição ao governo de Bolsonaro, bem como ao governo municipal de Oriximiná. Na mesma carta, os comunistas conclamam os partidos de esquerda e progressistas a se unirem para oferecer ao povo uma alternativa ao continuísmo. Preparada para os embates que se avizinham, a nova direção se comprometeu a colocar o PCdoB em movimento desde já.

Ananindeua

Os comunistas de Ananindeua, reunidos em conferência no último sábado (9), escolheram a camarada Leila Márcia como presidenta do comitê municipal.

Em preparação a esta conferência foram realizados seis encontros distritais, abrangendo militantes de diversas partes da segunda cidade mais populosa do Pará.

São Domingos do Araguaia

Na manhã deste domingo (10), o PCdoB de São Domingos do Araguaia realizou sua conferência municipal com a participação de dirigentes estaduais: Ana Júlia Carepa, Sandra Batista, Gilson Dias, Edimilson Almeida e Jone Carlos.

No evento, os camaradas Ademar do Scalla e Talisson Gomes, presidente e vice-presidente, respectivamente, foram conduzidos à direção do comitê municiapl. Os Filiados também definiram que o Partido terá candidatura majoritária para disputar a prefeitura da cidade, além de lançar uma chapa de candidatos com perspectiva de eleger três vereadores.