Foto: reprodução/Facebook

A 26ª Conferência Estadual do PCdoB do Ceará, realizada nos dias 11 e 12 de novembro no Auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), contou com a participação de mais de uma centena de lideranças de todo o estado. Durante o evento, a legenda comunista reafirmou a luta pelo êxito dos governos de Lula e Elmano, expressou solidariedade ao povo palestino, debateu estratégias para as eleições de 2024 e destacou a importância de revitalizar vigorosamente o partido no Ceará, sob o lema “Um novo tempo, Revigorar o PCdoB”.

Presença de lideranças mostra capacidade de diálogo e unidade do partido

No sábado, dia 11, a conferência teve início com a aprovação do Regimento Interno e a eleição da mesa diretora. O evento contou com a presença dos presidentes estaduais de vários partidos, incluindo Antônio Filho “Conin” do Partido dos Trabalhadores (PT), Marcelo Silva do Partido Verde (PV), Alexandre Uchôa do Partido Socialista e Liberdade (PSOL) e o vice-presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Elias José.

Além dos representantes dos partidos aliados, a mesa foi coordenada pelo presidente estadual do PCdoB, Luís Carlos Paes, a dirigente estadual Teresinha Braga e o representante da direção nacional, Inácio Arruda. Também estiveram presentes o Presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, a Senadora Augusto Brito (PT), a Deputada Federal Luizianne Lins (PT), o Deputado Estadual Alysson Aguiar (PCdoB), a Secretária de Ciência e Tecnologia Sandra Monteiro, a Secretária de Povos Indígenas Juliana Alves, a Secretaria de Direitos Humanos Socorro França e a Coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Daciane Barreto.

O partido demonstrou sua influência entre os movimentos sociais, com a presença de Robério Ximenes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Francileuda Soares da União Brasileira de Mulheres (UBM), Carol da União Nacional dos Negros (UNEGRO), Ivan Batista da Federação de Bairros e Favelas (FBFF), Netta Honorato Batista da União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (UNALGBT), Gustavo Guerreiro do Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ), Amanda Bernardo da direção Estadual da UJS e Wiliam Mateus da Juventude Pátria Livre (JPL).

Homenagens marcantes e ato político

Durante a 26ª conferência, o foco das homenagens recaiu sobre figuras proeminentes. O médico e ativista comunista Edilson Melo, falecido no corrente ano, foi celebrado. A comenda Bergson Gurjão foi concedida a Chico Lopes e Argentina Meneses, ambos notáveis militantes históricos do PCdoB. Chico Lopes foi vereador de Fortaleza, além de deputado estadual e federal pelo partido por vários mandatos.

O evento contou ainda com uma série de homenagens, incluindo a entrega de flores, performances musicais e exibição de vídeos. Textos reverenciando os homenageados foram lidos por Lula Moraes, Benedito Bezerril e Ana Lúcia, destacados membros comunistas. Encerrando as homenagens, um vídeo com saudações da presidente nacional do PCdoB e ministra do MCTI, Luciana Santos, foi dedicado aos delegados e delegadas.

Ainda no sábado, uma moção de apoio ao povo palestino foi aprovada, demonstrando a solidariedade do partido a essa causa. Durante o debate político sobre documentos, enfatizou-se a importância da mobilização do partido para fortalecer um projeto político progressista.

O debate dos documentos partidários, que ocorreu ao longo do final de semana, reforçou a necessidade de mobilização do partido em apoio aos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Elmano de Freitas. Além disso, ressaltou-se a importância da estruturação do partido em todos os municípios e bases, visando mobilizar a população e promover o debate de ideias. Destacou-se o compromisso com um projeto eleitoral que busca a vitória das forças democráticas e progressistas, derrotando o fascismo e outros agrupamentos reacionários, com ênfase na eleição de quadros comunistas para as câmaras municipais.

Os debates e documentos sublinharam a importância da geopolítica mundial, destacando a luta em prol de um mundo multipolar, de paz e desenvolvimento para os países do sul global, contra o imperialismo americano e seus aliados europeus.

Eleição da direção e mobilização partidária

Ao término das atividades do domingo, o PCdoB Ceará concluiu seu processo eleitoral, nomeando 77 representantes após um extenso caminho de 76 assembleias de base e 56 conferências municipais que reuniram cerca de 1224 filiados, além de centenas de amigos e simpatizantes.

Após o processo eleitoral, Luís Carlos Paes foi reconduzido à presidência, Teresinha Braga reassumiu o cargo de secretária estadual de Organização, e Francinet Cunha assumiu a secretaria de Finanças estadual.

Segue abaixo relação do novo comitê estadual para o próximo biênio.

  1. Abel Rodrigues Avelar
  2. Adaias de Souza Bezerra
  3. Adilson Duarte
  4. Alysson Aguiar
  5. Amanda Bernardo
  6. Ana Ivna
  7. Ana Lúcia
  8. Ana Miranda
  9. André Ramos
  10. Andréa Oliveira
  11. Anizio Melo
  12. Arruda Basto
  13. Aurélio Alves
  14. Aurélio Marias
  15. Benedito Bizerril
  16. Bismarck Bastos
  17. Bruna Garcia
  18. Cabo Chico
  19. Carlos Felipe
  20. Chico Barbeiro
  21. Chiquinho Moraes
  22. Cida Albuquerque
  23. Daciane Barreto
  24. Daniele Nóbrega
  25. Edilson Cavalcante
  26. Eugênio Bessa
  27. Eulina Canafístula
  28. Evaldo Lima
  29. Flávio Arruda
  30. Francileuda Soares
  31. Francine Cunha
  32. Gabriel Rocha há
  33. Gabriela Freitas
  34. Gilvan Paiva
  35. Graça Albuquerque
  36. Gustavo Guerreiro
  37. Heleno Maia
  38. Helena Serra Azul
  39. Inácio Arruda
  40. Inácio Carvalho
  41. Jerinha Colares
  42. Joan Oliveira
  43. João Ananias
  44. José Simão
  45. Juliana Alves
  46. Juliana Gomes
  47. Karlos Patrick
  48. Leonnardo Farias
  49. Lucélio Moura
  50. Luciano Simplório
  51. Luís Carlos Paes
  52. Lula Morais
  53. Luzinete Andrade
  54. Maninha Andreza
  55. Marcílio Costa
  56. Maria Pereira
  57. Mariano Freitas
  58. Marlete Brandão
  59. Marli Costa
  60. Mileide Flores
  61. Moreira Firmino
  62. Nágyla Drumond
  63. Carlos Augusto Patinhas
  64. Renata Marques
  65. Samuel Siebra
  66. Sandra Monteiro
  67. Sérgio Bezerra
  68. Sônia Pinheiro
  69. Stênio Magalhães
  70. Suyane Vidal
  71. Taís Matos
  72. Teresinha Braga
  73. Theodoro Rodrigues
  74. Valdivino Neto
  75. Viviane Rodrigues
  76. Wagner de Sousa
  77. William Matheus

__

com informações do PCdoB Ceará