Secretário comunista faz sobrevoo para monitorar novas manchas de óleo

Diante da omissão do governo federal de Jair Bolsonaro (PSL), comunistas vem atuando para diminuir os impactos de um dos maiores desastres ambientais no País: o grande derramamento de petróleo que segue atingindo as praias de todos os estados do Nordeste.

Em Pernambuco, um dos estados atingidos, o secretário estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Bertotti, membro do PCdoB, está na linha de frente da reação. Por meio das redes sociais ele divulgou que, até o último domingo (20), foram instalados cerca de 2 km de barreiras de contenção, nas entradas do estuário de vários rios. A maior parte (1.645m) foi colocada pelo governo estadual. O restante, pela Petrobras. O objetivo é conter as manchas de óleo que voltaram a aparecer no litoral.

As redes foram instaladas no Rio Una (São José da Coroa Grande), Rio Serinhaém, Rio Persinunga (São José da Coroa Grande), Rio Massangana (Ipojuca), Rio Mamucabas (Barreiros) e no Rio Maracaípe (Porto de Galinhas).

“Vale reforçar que o omisso Governo Federal ainda não atendeu nossa solicitação de envio de mais materiais de contenção”, escreveu o secretário.

Bertotti também informou que foram realizados sobrevoos no litoral para identificação de manchas, sempre com apoio dos pescadores.

“Estamos em contato com todas as agências ambientais do Nordeste e articulando também a ação das prefeituras, voluntários e empresários locais, sempre juntos para combater esse problema”, destacou o secretário.

O comunista alertou os voluntários para a necessidade de usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para evitar adoecer pelo contato com o óleo.

“Usem luvas de PVC, botas de segurança ou calçados impermeáveis, máscaras, coletes, macacão e óculos de segurança. Não entrem em contato direto com o óleo! Bebam bastante água e não fumem próximo ao local. Em caso de sinais e sintomas de contaminação, procurem uma unidade de saúde”, recomendou.

A vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, que é presidenta nacional do PCdoB, divulgou pelas redes que foi instalada uma Sala de Situação para tratar exclusivamente do tema, coordenada pelo Governador Paulo Câmara (PSB-PE), que atua em conjunto com a Semas Pernambuco, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH PE), entre outros atores.

“Até esta segunda (21), foram recolhidos 257 toneladas de resíduos de petróleo, que foram encaminhados ao Centro de Tratamento de Resíduos, em Igarassu onde estão sendo descartados corretamente”, explicou a comunista.

Luciana destacou que “o efetivo de pessoas do Governo do Estado de Pernambuco, de diversos órgãos, envolvidos nas ações chega a 400 pessoas. Além disso tem sido valiosa e indispensável a mobilização de voluntários nas ações de limpeza”.

Reações nas redes

Na última segunda-feira (21), a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) elogiou a resistência dos nordestinos, que têm sido voluntários para minorar a tragédia. Ela também cobrou ação do governo federal, que põe em risco a população – o resíduo é tóxico – ao se omitir.

A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) também tem usado suas redes sociais para denunciar o descaso do governo com a tragédia ambiental. Em um dos posts, ela ressalta que a cobertura da mídia não tem dado voz ao povo que depende do mar para sobreviver: marisqueiras, pescadores, quilombolas e outras populações são diretamente afetados e também precisam de ações do governo.

Daniel Almeida (PCdoB-BA), líder da bancada baiana, divulgou o protesto dos pescadores e pescadoras de Salvador, afetados pelo óleo. Os trabalhadores ocuparam nesta terça-feira (22) a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na capital baiana, em protesto contra a inoperância do órgão.

Já a  ex-deputada Manuela d’Ávila (PCdoB-RS) criticou que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, critique ONGs ao invés de arcar com as responsabilidades do cargo.