O físico e professor do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Olival Freire Junior, que é também membro do Comitê Central do PCdoB, lança o livro David Bohm – A Life Dedicated to Understanding the Quantum World (David Bohm – Uma Vida Dedicada à Compreensão do Mundo Quântico). O evento será no próprio instituto, no Campus de Ondina, nesta quinta-feira (21), às 18h.

Trata-se da biografia do físico norte-americano David Bohm (1917-1992), que dedicou toda a vida acadêmica à ampliação da nossa compreensão sobre os mistérios da física quântica. Seu trabalho como físico foi desenvolvido no ápice das convulsões políticas e culturais da Guerra Fria. Vítima do Macartismo, buscou exílio no Brasil.

Aqui, trabalhou na Universidade de São Paulo. Em seguida, mudou-se para Israel e, depois, no Reino Unido. Sua inquietação intelectual não ficou circunscrita à física e impactou vastos territórios da ciência e da cultura. Em particular, desenvolveu extensos diálogos com o filósofo indiano Jiddu Krishnamurti. Assim, a história de sua vida é tão fascinante quanto suas ideias sobre o mundo quântico.

O autor

Olival Freire Junior é professor titular do Instituto de Física da UFBA. Tem doutorado em História pela USP e é pesquisador CNPQ em História das Ciências. Realizou estágios de pesquisa no MIT, Harvard, Université de Paris VII, University of Maryland e no American Institute of Physics. É autor do livro The Quantum Dissidents – Rebuilding the Foundations of Quantum Mechanics 1950-1990 (2015) e um dos editores do volume Teoria Quântica – Estudos Históricos e Implicações Culturais (2011), que recebeu o Prêmio Jabuti, referência entre os prêmios literários brasileiros.