Às vésperas do Bicentenário da Independência, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) reforça, em documento publicado nesta quinta-feira (1º/9), a luta centenária do partido em defesa da soberania nacional, e também celebra a longa jornada de todo povo brasileiro até aqui.

“O PCdoB, que tem um século de lutas em defesa do Brasil, celebra a longa jornada do povo brasileiro, da Nação e da classe trabalhadora, para construir e conquistar, em perspectiva, a Independência plena do país. O imperialismo e os setores das classes dominantes a ele subjugados, traidores da pátria, hoje atuam tal como fizeram ao longo da história: golpeiam e tentam travar os processos de avanço da soberania nacional.”, diz o texto.

Assinado pela Comissão Política Nacional do partido, o documento, intitulado ‘Completar a obra da Independência do Brasil’ afirma que o PCdoB está convicto de que o Brasil poderá se tornar um país dos mais prósperos do conjunto das nações, mas não antes de muita luta.

“Mas as lições do Bicentenário indicam que o movimento para fortalecer a Nação é irrefreável: uma vez barrado, assim com um rio caudaloso e jovem, rompe as amarras e segue avante. Apesar das adversidades do presente, o PCdoB, como afirma seu Programa, está convicto de que o Brasil poderá se tornar, nas próximas décadas, não sem muita luta, um país dos mais prósperos do conjunto das nações: soberano, democrático, socialista e defensor de um mundo de paz e solidariedade.”

Leia a íntegra aqui.